Topo

Pedala

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Strava terá parceria com Tour de France nas provas masculina e feminina

Tour de France terá parceria com o Strava, plataforma com 97 milhões de atletas em 195 países - Gonzalo Fuentes
Tour de France terá parceria com o Strava, plataforma com 97 milhões de atletas em 195 países Imagem: Gonzalo Fuentes

29/03/2022 05h01

O evento de ciclismo mais importante e icônico do mundo ficará ainda mais perto dos seus fãs. O Tour de France acertou uma parceria com o Strava, aplicativo que monitora atividades físicas. O período é de três anos e abrange as provas masculina e feminina da competição.

A ideia do Strava é gerar histórias por meio das experiências dos competidores e incentivar a prova, além de reforçar o cenário do esporte feminino. Tudo isso estará disponível em um hub de conteúdo dedicado a contar as histórias dos ciclistas por meio de uploads e fotos de atividades diárias.

Dessa forma, os fãs poderão entrar nos segmentos e acompanhar as melhores performances do dia, antes de suas próprias atividades. A prova feminina, intitulada de Tour de France Femmes avec Zwift, terá sua estreia em 2022.

A ligação entre o Strava e o Tour de France é antiga. Thierry Gouvenou, o principal designer de percurso, usou o Strava para identificar escaladas populares e planejar rotas da prova, analisando informações de milhões de uploads públicos de atividades do aplicativo em toda a França.

De acordo com dados da plataforma, em 2021, 72% dos ciclistas do Tour de France enviaram seus dados de prova para o Strava e 62% das vitórias de etapa no Tour de 2021 foram enviadas para o Strava. A edição masculina vai acontecer entre 1º e 24 de julho, enquanto a feminina começará no dia 24 de julho, com encerramento em 31 de julho.