Topo

Pedala

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Dia Nacional do Ciclista: seguir cartilha é fundamental para segurança

Pedalar pelas cidades exige cuidados importantes para a segurança de todos no trânsito - Getty Images/iStockphoto
Pedalar pelas cidades exige cuidados importantes para a segurança de todos no trânsito Imagem: Getty Images/iStockphoto

19/08/2021 13h01

Neste 19 de agosto celebramos o Dia Nacional do Ciclista novamente. Agora, com uma expectativa altíssima em relação ao crescimento de ciclistas nas cidades brasileiras, em meio ao retorno gradual das atividades após a fase mais aguda da pandemia.

Tal expectativa vem acompanhada da atenção com a segurança no trânsito. Vale lembrar que o Dia Nacional do Ciclista é uma homenagem a Pedro Davison, ciclista morto após um atropelamento no Eixo Sul, em Brasília, há exatos 15 anos.

Pedalar pela cidade é um estilo de vida agradável, que traz imensos benefícios. Para isso, entretanto, é fundamental que cuidados sejam tomados. Diante disso, uma cartilha criada pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) é um importante aliado para isso.

A cartilha tem 51 páginas [veja aqui na íntegra] e mostra dicas importantes, desde a escolha da bike até o conhecimento de direitos e deveres, todos citados no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Um dos mais importantes é sobre o respeito no trânsito, aquela regra do mais forte proteger o mais fraco, dos motoristas zelarem pelos ciclistas e dos ciclistas, por sua vez, zelarem pelos pedestres.

Além disso, a cartilha mostra a importância dos acessórios na bicicleta, como capacete, retrovisor e luzes dianteira e traseira. Todos fundamentais para uma pedalada segura, assim como a checagem de freios e pneus antes da saída. Há aindaa dicas para pedalar na chuva, a escolha prévia dos trajetos, a fim de escolher um caminho com o máximo de ciclofaixas e ciclovias.

Todos esses cuidados precisam fazer parte dessa nova etapa do ciclismo nas cidades brasileira, com cada vez mais adeptos. Pedalar em segurança é a prioridade. Diariamente.