Topo

Rio de Janeiro

Liga da Escolas de Samba do Rio suspende desfiles do Carnaval 2018

4.mar.2017 - Portela no desfile das campeãs de 2017 - Bruna Prado/UOL
4.mar.2017 - Portela no desfile das campeãs de 2017 Imagem: Bruna Prado/UOL

Anderson Baltar

Colaboração para o UOL, no Rio

14/06/2017 22h15

A Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) anunciou na noite desta quarta (14), por meio de nota oficial, a suspensão dos desfiles do Carnaval 2018. A medida é uma resposta radical ao corte de 50% nos recursos de subvenção anunciado nesta segunda (12) pelo prefeito Marcelo Crivella.

De acordo com a prefeitura, a diferença seria transferida para aumentar o repasse de manutenção de creches conveniadas com o município. Atualmente, cerca de 15 mil alunos são atendidos em 158 unidades.

As agremiações receberam cerca de R$ 24 milhões para os desfiles de 2017, e, agora, 50% do valor seria revertido para melhorar a alimentação e o material escolar das crianças.

Veja a íntegra da nota oficial da Liesa, divulgada após reunião plenária.

Foi com surpresa que as Escolas de Samba do Grupo Especial da LIESA tomaram conhecimento da decisão do Exmo. Sr. Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro de reduzir em 50% (cinquenta por cento) o apoio financeiro para a produção dos Desfiles do Carnaval de 2018.

Considerando os enormes benefícios econômicos, financeiros, de geração de empregos e de renda, além da valorização da imagem da Cidade do Rio de Janeiro e do Brasil;

Considerando, também, o aumento substancial de arrecadação de impostos e receitas diretas e indiretas proporcionadas durante o período de preparação e realização dos desfiles carnavalescos;

Considerando, mais, que tal medida anunciada trará graves consequências para a produção do espetáculo, tornando inviável a realização do mesmo, nos moldes em que é anualmente apresentado;

Considerando ainda, a visita do então candidato a Prefeito à sede da LIESA, firmando o compromisso de manter a subvenção para as Escolas de Samba, no mínimo nos moldes do ano anterior, com a perspectiva de possíveis acréscimos, visando o engrandecimento do espetáculo.

Diante do acima exposto, as Escolas de Samba do Grupo Especial, representadas por seus Presidentes abaixo assinados, vêm esclarecer a opinião pública que, em reunião realizada na sede da LIESA, no dia 14/06/2017, chegaram a conclusão que, a prevalecer a decisão do Exmo. Sr. Prefeito Marcelo Crivella, ficarão inviabilizadas as apresentações das Escolas de Samba, no Carnaval de 2018.

Em face dos fatos narrados, as Escolas de Samba aguardam o agendamento, o mais breve possível, da audiência já solicitada anteriormente com o Exmo. Sr. Prefeito e os Presidentes das Escolas de Samba e da LIESA, com o objetivo de se encontrar uma solução para o problema, tendo em vista a gravidade dos fatos.

Rio de Janeiro, 14 de junho de 2017