Topo

Rio de Janeiro

Portela ou Mocidade? Título do Carnaval do Rio será definido nesta quarta

Do UOL, em São Paulo

03/04/2017 13h42

Uma reunião extraordinária marcada para quarta-feira (5) pela Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) vai decidir se a Portela terá que dividir o título de campeã do Carnaval 2017 do Rio de Janeiro com a Mocidade Independente de Padre Miguel.

A segunda colocada alega que a diferença de um décimo que consagrou a agremiação vitoriosa se deu por equívoco do julgador Valmir Aleixo, que avaliou o quesito "Enredo" baseado em um roteiro que havia sido alterado. A confusão pode ter acontecido porque a versão final do desfile da Mocidade chegou à Liesa após a primeira etapa do curso de julgadores.
 
O jurado disse que recebeu errata de outras escolas do Grupo Especial, mas não veio nenhuma da Mocidade. 
 
Por meio de nota, a Liesa explicou que em 11 de janeiro, a Mocidade (segunda colocada) enviou uma versão do livro Abre-Alas na qual citava a presença da destaque Camila Silva descrevendo sua fantasia como "O Esplendor dos Sete Mares". Em 31 de janeiro, data da realização do curso de julgadores para o quesito "Enredo", os julgadores receberam a versão impressa em preto e branco, bem como a digital, colorida para nortear e iniciar seu trabalho de pesquisa. 
 
Em uma segunda versão, a Mocidade alterou o roteiro já com Camila Silva citada como Rainha de Bateria com o figurino "Dona das Areias, Yemanjá". Porém, a versão final da Mocidade só chegou à Liesa após a realização da primeira etapa do curso de julgadores. Embora o livro impresso tenha sido entregue pela Liesa no dia do desfile, o jurado usou a primeira versão para dar a nota.
 
A escola solicitou a divisão do título no último dia 23 e o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, convocou a reunião com os presidentes das agremiações da Liga para a decisão final.
 
Com desfile sobre a relação histórica entre a humanidade e os rios, a Portela quebrou um jejum de 33 anos com desfile desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros. A Mocidade levou para a Sapucaí as riquezas do Marrocos e ficou em segundo lugar na colocação geral.

No Carnaval de 1984, na inauguração da Sapucaí, a Portela dividiu o título com a Mangueira.