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Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


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7 atitudes diárias simples que podem melhorar seu humor e sua disposição

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Heloísa Noronha

Colaboração com o VivaBem

27/01/2021 04h00

Algumas ações simples, porém eficazes, costumam provocar um efeito benéfico no humor, na rotina, na tomada de decisões e até na disposição, na concentração e no foco. Inspire-se em sete delas, sugeridas por especialistas.

Fontes: Antonio Carlos Barbosa Cintra de Souza, clínico geral da APM (Associação Paulista de Medicina); Denise Pará Diniz Romaldini, psicóloga comportamental e coordenadora do setor de Gerenciamento de Estresse e Qualidade de Vida da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); Flávia Teixeira, psicóloga, mestre em Saúde Coletiva pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e professora de pós-graduação em Psicologia Hospitalar na mesma instituição.

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    Faça uma higiene do sono

    Ter uma noite de descanso de qualidade é fundamental para o organismo funcionar bem. Procure, todos os dias (inclusive nos fins de semana), dormir e acordar no mesmo horário. Outras medidas saudáveis são optar por uma alimentação mais leve à noite e evitar o uso de eletrônicos perto do horário de ir para a cama. Ler um livro de conteúdo agradável também ajuda a relaxar. Quando você dorme bem, tem grandes chances de acordar com disposição e começar o dia de forma positiva. Leia mais

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    Busque o autoconhecimento

    Em geral, pessoas felizes entendem que ao se conhecerem bem têm a chance de dar um direcionamento para a própria vida de forma mais alinhada com sua essência. Ao se observar, você sai do piloto automático, reflete se vontades que conserva há tempos ainda fazem sentido, organiza-se melhor para planejar e alcançar objetivos e alcança uma maior compreensão a respeito de metas, percepções, necessidades e habilidades. Leia mais

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    Pratique mindfulness ou meditação

    Bastam 20 minutinhos diários para ajudar a manter a atenção no presente e a observar melhor tudo o que acontece à sua volta. Focar demais no passado ou no futuro pode causar angústia, tristeza ou ansiedade. Meditar permite, ainda, fazer escolhas de modo mais consciente. Leia mais

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    Cuide da saúde mental, mas não se esqueça do coletivo

    Vivemos em comunidade, portanto é importante pensar em como suas ações impactam na vida do outro. Não adianta nada pensar de forma positiva ou investir na autoestima, por exemplo, se isso faz você ser uma pessoa tão centra em si mesma que ignora necessidades e sentimentos alheios. Leia mais

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    Mexa-se

    Quando você pratica uma atividade física, seu cérebro produz uma série de substâncias que promovem bem-estar e prazer. Escolher um exercício viável que você goste e que seja viável para a sua rotina diminui a ansiedade, ajuda na prevenção da depressão e colabora para uma boa noite de sono. Leia mais

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    Procure manter relações saudáveis

    A dica vale para todos os campos da vida: trabalho, amor, família, amizades, vizinhos. As pessoas são humanas e, portanto, falham. Por isso não almeje relacionamentos perfeitos, mas que possibilitem a troca de experiências, que façam sentido na sua vida, que permitam o diálogo e a troca. Leia mais

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    Experimente o novo

    Isso inclui desde provar um prato inédito até buscar um jeito diferente de fazer algo rotineiro. A novidade mantém o cérebro ativo, desafia o pensamento e a lógica e o leva a achar soluções nunca antes imaginadas, além de enriquecer o seu repertório pessoal.

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