Lucas Veiga

Lucas Veiga

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Qual lugar o amor está tendo em nossa vida?

"A busca pelo amor continua, mesmo diante das improbabilidades." Essa frase, presente na introdução do livro "Tudo sobre o amor" (Editora Elefante), da escritora estadunidense bell hooks (1952-2021), me parece interessante para pensarmos como o modo de vida em que estamos inseridos nos afasta da experiência do amor, ao mesmo tempo em que ser amada segue sendo o nosso objetivo.

Vivemos uma época de individualismos acirrados e de competição com o outro, muito estimulada pela lógica neoliberal e fortalecida pela comparação constante que as redes sociais promovem. A possibilidade de viver o amor pode ficar comprometida.

Se a minha individualidade é a única coisa que importa, resta pouco espaço para encontros e trocas genuínas com o outro e fica difícil se permitir a vulnerabilidade necessária para a experiência do amor. Se eu sinto que preciso o tempo todo defender o meu eu e construir muros em volta de mim para me preservar do que pode vir do outro, será possível constituir e nutrir relacionamentos profundos?

"O amor é tão importante quanto o trabalho, tão fundamental para a nossa sobrevivência como nação quanto o ímpeto de ter sucesso", afirma bell hooks. Em tempos em que o trabalho demanda quase toda nossa energia e os ideais em torno do que é ter sucesso vão ficando cada vez mais difíceis de serem alcançados, qual lugar o amor tem em nossas vidas?

Ainda que as engrenagens que fazem o contemporâneo funcionar como funciona dificultem ou atrapalhem a vivência do amor, é da busca pelo amor que se tratam os movimentos que fazemos na vida. Desejamos o reconhecimento do outro, precisamos amar e ser amados. Mas como amamos? Qual forma de amar queremos receber? Qual a potência do amor para a transformação da sociedade?

Perguntas importantes que bell hooks se faz no livro e sobre que nos debruçaremos aqui na coluna durante este mês.

Todo mundo quer saber mais sobre o amor. Queremos saber o que significa amar, o que podemos fazer em nosso dia a dia para amarmos e sermos amados. bell hooks

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes