Lucas Veiga

Lucas Veiga

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Amar é uma atitude: como expressar isso com nossos gestos?

Como definir o amor? Parece ser uma tarefa difícil circunscrever em palavras o que significa amar. Partimos do pressuposto de que o amor é um sentimento expressado, na maioria das vezes, por palavras. No livro "Tudo Sobre o Amor", a escritora bell hooks aponta para o fato de que a ausência de definições concretas sobre o que é o amor ou a crença de que esse seria um sentimento, pode dificultar a construção de experiências de amor genuínas.

Há um perigo quando entendemos o amor apenas como sentimento que é viver relações em que abusos e negligências acontecem intercaladas com um "Eu te amo", levando a pessoa a afirmar que permanece no relacionamento mesmo sofrendo com as atitudes do parceiro ou parceira porque ama e é amada.

A esse respeito, bell hooks vai dizer que a maneira como fomos ensinados na infância a experienciar o amor influenciará o modo como lidaremos com este na vida adulta.

A autora se refere a sua própria infância para refletir sobre como crescer em lares onde ser cuidado e receber afeto se misturava com episódios de negligência e agressividade física ou verbal leva a pessoa a acreditar que é próprio do amor causar dano ao outro e/ou ser ferido.

Como antídoto para a confusão entre amor e abuso, bell hooks apresenta a importância de se estabelecer uma definição precisa sobre o que é o amor e de compreender o amor como uma ação. Amar é uma atitude. Como expressamos em nossos gestos o amor? Quais atitudes do outro nos fazem sentirmos amados?

Em diálogo com o psiquiatra M. Scott Peck, a ensaísta desdobra a definição de amor como atitude para afirmar que "o amor verdadeiro é uma combinação de cuidado, compromisso, confiança, sabedoria, responsabilidade e respeito".

Essa definição pode funcionar como um norte a nos guiar na construção de relações amorosas que contribuem para o crescimento mútuo e que rompem com noções de amor que acabam por enfraquecer sua potência transformadora.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes