Lucas Veiga

Lucas Veiga

Siga nas redes
Opinião

Ansiedade algorítmica: o efeito das redes na saúde mental de adolescentes

Nos últimos anos, a ascensão da tecnologia digital e das redes sociais trouxe consigo um novo desafio para a saúde mental dos adolescentes: a ansiedade algorítmica. Enquanto a conectividade global tem trazido benefícios significativos, também gerou um ambiente onde algoritmos complexos moldam nossas experiências online. Esses algoritmos, projetados para maximizar o engajamento, podem afetar negativamente o bem-estar emocional dos usuários, em especial, dos adolescentes.

A ansiedade algorítmica se refere à preocupação constante de que a atividade online, como curtidas, compartilhamentos e comentários, seja parâmetro para a construção da autoestima e da imagem social. Os adolescentes estão cada vez mais expostos a um fluxo interminável de estímulos digitais que competem por sua atenção, levando muitos a se sentirem pressionados a manter uma presença online constante e "atraente".

Essa pressão pode levar a uma busca interminável por validação social, na qual a quantidade de interações online se torna um indicador de aceitação e valor pessoal. A ansiedade algorítmica pode resultar em comportamentos como a comparação constante com os outros, a curadoria meticulosa da vida digital para criar uma imagem idealizada e a busca frenética por conteúdo que gere reações positivas.

O impacto na saúde mental dos adolescentes é preocupante. Estudos têm demonstrado uma correlação entre o uso excessivo de redes sociais e níveis elevados de ansiedade e depressão. A busca incessante por validação online pode criar um ciclo vicioso de autoavaliação e autocrítica, minando a autoconfiança e a autoestima dos jovens.

Como abordar esse desafio crescente? A educação desempenha um papel fundamental. Ensinar os adolescentes a entenderem os algoritmos e os mecanismos por trás das plataformas online pode capacitá-los a tomar decisões informadas sobre o uso da tecnologia. Além disso, promover a literacia digital e emocional pode ajudar os jovens a desenvolver habilidades para lidar com a pressão social online e reconhecer os limites entre o mundo digital e o real.

As plataformas de mídia social também têm a responsabilidade de criar ambientes mais saudáveis. Introduzir recursos que permitam aos usuários controlar melhor o que veem, reduzir notificações intrusivas e oferecer intervalos digitais pode contribuir para um relacionamento mais equilibrado com a tecnologia.

Em suma, a ansiedade algorítmica é um problema contemporâneo que requer atenção e ação. Ao educar os adolescentes sobre os impactos potenciais das redes sociais em sua saúde mental e ao promover um uso consciente da tecnologia, podemos reduzir os efeitos nocivos dos usos das redes e construir com os adolescentes recursos para não se sentirem reféns dos apelos que elas produzem.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes