Topo

Relacionamento com pais narcisistas: 'Traumas para filhos são perigosos'

de Universa, em São Paulo

04/08/2023 15h52

A suposta relação conturbada da atriz Larissa Manoela com seus pais, Silvana Taques e Gilberto Elias, colocou um holofote nos relacionamentos tóxicos que podem existir entre pais e filhos. Pais narcisistas e controladores podem abalar a autoestima de seus filhos e causar traumas naqueles que viveram dentro desse ciclo de opressão.

Em meio a boatos, Larissa Manoela não se manifestou sobre sua decisão de assumir as rédeas de sua carreira, mas em uma carta que seus pais enviaram ao programa "Fofocalizando", do SBT, eles disseram que tudo foi feito em comum acordo. Contudo, deixam subentendido que não estão conversando com a filha.

"Eles interpretam a independência do filho como uma ameaça. Muitas vezes, procuram boicotá-los. E esse comportamento não é percebido com facilidade", explica a psicóloga Vanessa Gebrim. Mas segundo ela, dá para ser observado em alguns detalhes.

"Uma mãe narcisista pode colocar, por exemplo, muito valor na aparência da filha, incentivar a praticar exercício, cuidados com o cabelo? Mas se a filha não corresponder às expectativas, muitas vezes, ela age como se aquela filha não fosse digna de amor e atenção", explica Vanessa.

Para a especialista, outros sinais de pais narcisistas são: ignorar as conquistas dos filhos, os colocar para baixo, manipular, fazer chantagem emocional e comparações para que o filho se sinta ridicularizado em relação a outras pessoas.

Traumas e culpas

Por conta da manipulação emocional, não é incomum que filhos de pais narcisistas sintam muita culpa por suas ações. "Eles não conseguem lidar com a manipulação, chantagem e acabam desenvolvendo uma dependência emocional. E rola uma confusão mental muito grande, em virtude dessa manipulação", diz Vanessa. Segundo ela, os narcisistas conseguem deixar as pessoas confusas.

Nesse ciclo tóxico, os traumas são quase inevitáveis. "Eles podem causar ansiedade, depressão, vários transtornos, compulsão alimentar, e em alguns casos, até dependência química. É bem perigoso. Acaba com a autoestima", explica Vanessa.

A terapia é uma maneira de aprender ferramentas para lidar com esse tipo de manipulação e conseguir dizer "não". Mas em casos extremos, o ideal é cortar por completo a relação com os pais, afirma a especialista.

Seguem aqui os outros temas que foram destaque nesta edição do "Sem Filtro":

'Está com o peito de fora': mulher diz que foi constrangida ao amamentar

Agosto Dourado é o mês da conscientização dos benefícios da amamentação, para mães e crianças. Apesar disso, até hoje, mãe alimentar o filho pode ser palco de uma história cheia de preconceito. A empresária Giulia Almeida contou que foi abordada e ofendida por uma mulher enquanto amamentava a filha.

Geração Z usa app de relacionamento para fazer amizades

Pesquisa feita pelo aplicativo de relacionamento Happn revelou que 21% dos usuários entre 18 e 24 anos buscam amigos no app. Além disso, o levantamento mostrou que 73% dos solteiros desta faixa etária já tiveram amigos que se tornaram crushes.

Semayat Oliveira: "Ainda tentam diminuir as conquistas de personalidades como Anitta"

Anitta venceu na vida por causa de um homem? A cantora rebateu essa afronta em uma live diretamente das férias na Grécia, onde está com o italiano Simone Susinna. Na avaliação de Semayat Oliveira, jornalista e consultora do podcast "Mano a Mano", muitas pessoas ainda tentam diminuir as conquistas de uma personalidade como a Anitta diante de um relacionamento. "Ainda faz parte na nossa cultura essa ideia de que a mulher cumpriu mais uma etapa da vida quando tem um relacionamento."

Assista ao Sem Filtro

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: