Topo

'Está com o peito de fora': mulher diz que foi constrangida ao amamentar

de Universa, em São Paulo

04/08/2023 12h00

O "Sem Filtro" de hoje (4) falou sobre constrangimentos às mulheres ao amamentar seus filhos em público - ou ao mostrar isso nas redes sociais. O Agosto Dourado é o mês da conscientização da importância do aleitamento para mães e crianças.

Segundo a Aliança Mundial para Ação de Amamentação, a prática salva a vida de 20 mil mães e 823 mil crianças por ano. De acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento diminui em 6% o risco de câncer de mama.

Apesar de a OMS recomendar que crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno até os 6 meses e com outros alimentos até os 2 anos, mulheres ainda são constrangidas.

A empresária Giuliana Almeida, 23, de São Paulo, conta que desceu à portaria do prédio onde mora, para levar o filho de sete anos à perua escolar, quando sua filha mais nova, de 3 meses, começou a chorar. Para acalmar a bebê, ela resolveu dar de mamar ali mesmo, na área comum do edifício. Mas foi surpreendida pela reação de uma moradora.

"Apareceu uma senhora falando: 'Cobre a cara dessa menina'. Demorei para entender o que estava acontecendo. Questionei e ela repetiu: 'Cobre a cara dessa menina, você está com o peito todo de fora'. Aí perdi a paciência. Perguntei se ela conseguia comer com um pano no rosto e começamos a discutir", contou a Universa.

"Ela falou alto comigo, outras pessoas viram. Eu não estava fazendo nada de errado: estava amamentando um bebê. Algo natural. Mas ela quis criar problema", explicou.

A discussão abalou Giuliana. "Saí dali porque não queria que minha filha me visse discutindo. Não fui abordada em tom de conversa, e sim de ameaça. Fiquei com medo, não imaginava passar por essa situação", conta. Ela chegou a ouvir da moradora que levaria uma multa, mas isso nunca ocorreu.

Repreender uma mulher amamentando é crime, com multa

Em 2021, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que garante às mulheres amamentarem livremente em espaços públicos e privados, proibindo qualquer tipo de constrangimento e represália. Caso isso aconteça, o dono do espaço pode ser multado nos valores de R$ 3 mil a R$ 20 mil.

Giuliana ficou com receio de amamentar em público novamente. "Sempre achei normal amamentar em público. Hoje tenho medo de amamentar na praça de alimentação de um shopping ou num restaurante e ser atacada novamente", conta.

Seguem aqui os outros temas que foram destaque nesta edição do "Sem Filtro":

Larissa Manoela briga com a mãe: como descobrir se pais são narcisistas

Há boatos de que a atriz Larissa Manoela teria rompido com os pais pela relação ser tóxica e controladora. Hoje, ela é sua própria empresária, cargo que antes era da mãe. A psicóloga Vanessa Gebrim explica que pais narcisistas enxergam a independência dos filhos como ameaça e procuram boicotá-los para que sejam eternamente dependentes.

Geração Z usa app de relacionamento para fazer amizades

Pesquisa feita pelo aplicativo de relacionamento Happn revelou que 21% dos usuários entre 18 e 24 anos buscam amigos no app. Além disso, o levantamento mostrou que 73% dos solteiros desta faixa etária já tiveram amigos que se tornaram crushes.

Semayat Oliveira: "Ainda tentam diminuir as conquistas de personalidades como Anitta"

Anitta venceu na vida por causa de um homem? A cantora rebateu essa afronta em uma live diretamente das férias na Grécia, onde está com o italiano Simone Susinna. Na avaliação de Semayat Oliveira, jornalista e consultora do podcast "Mano a Mano", muitas pessoas ainda tentam diminuir as conquistas de uma personalidade como a Anitta diante de um relacionamento. "Ainda faz parte na nossa cultura essa ideia de que a mulher cumpriu mais uma etapa da vida quando tem um relacionamento."

Assista ao Sem Filtro

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: