'Falta acolhimento': 43% dos LGBTQIAP+ já foram discriminados no trabalho

Enquanto na ficção casais homossexuais fazem sucesso nas plataformas de streaming, como Charlie e Nick, protagonistas de "Heartstopper", da Netflix, e Henry e Alex, personagens principais do filme "Vermelho, Branco e Sangue Azul" que estreou hoje (11) no Prime Vídeo, pessoas da comunidade LGBTQIAP+ sofrem com preconceito todos os dias na vida real.

Uma pesquisa do LinkedIn mostrou que 43% dos homossexuais já sofreram discriminação no ambiente de trabalho, principalmente por ouvir comentários homofóbicos e piadas sobre sobre as suas orientações sexuais.

Para o psicólogo Fábio Borba, especialista em questões LGBTQIAP+, falta acolhimento no universo corporativo. "Isso atravessa diversas questões, como estereótipos e falta de políticas inclusivas. É necessário conscientizar os colegas", disse para Universa.

O preconceito se torna também uma barreira para plano de carreira, já que pode impedir que promoções e aumentos aconteçam. "É um efeito dominó. A ausência de políticas de proteção contra a discriminção, unida a um lugar de liderança que pode não ser inclusiva, pauta a falta de apoio e a possibilidade de aprimoramento profissional", explica Fábio.

E o medo do desemprego faz com que as pessoas se calem. "Quando falamos sobre conflito e desgaste profissional, o medo de perder o emprego, não ter uma promoção ou aumento, encabeça a lista de preocupações da comunidade. E isso causa o declínio da produtividade", explica o especialista.

Seguem aqui os outros temas que foram destaque nesta edição do "Sem Filtro":

Lorena Comparato se deprimiu ao ver rosto diferente após cirurgia: 'Desespero'

Você já pensou nos impactos psicológicos que uma cirurgia pode trazer? Há quatro meses, a atriz Lorena Comparato passou por um procedimento no nariz por conta de uma fratura antiga. Ela sofreu ao ver o resultado, ficou deprimida e ainda não se sente 100%. "Se o paciente não estiver no melhor momento para um procedimento, é importante o acompanhamento antes da cirurgia", afirma o cirurgião plástico Guilherme Guardia Mattar.

Continua após a publicidade

Empresário filmado estuprando ex-mulher é absolvido: 'Estou com medo'

Programa também falou sobre a decisão da Justiça em absolver o empresário Ricardo Penna Guerreiro, acusado de estupro. Ele havia sido denunciado pela ex-esposa, Juliana Rizo, que apresentou vídeos da violência que sofria em casa, mas o juiz alegou que faltavam provas. Ainda cabe recurso.

Pessoas felizes em seus relacionamentos também traem, mostra pesquisa

Pesquisa do site Ashley Madison, usado por quem busca relações extraconjugais, revelou que 39% das pessoas que traem estão felizes no casamento.

Continua após a publicidade

Assista ao Sem Filtro

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

Só para assinantes