Topo

Morte de mulheres por uso de álcool cresce 7%: 'Graves problemas de saúde'

de Universa, em São Paulo

08/08/2023 16h16

Uma pesquisa do CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool) de 2023 mostrou que houve um aumento no número de mortes entre mulheres por conta do uso excessivo de álcool: entre os anos de 2010 e 2021, o número cresceu 7,5%. E as hospitalizações seguiram a mesma tendência, com um crescimento de 5%. Entre os homens, ambos os números demonstram queda.

"É uma tendência global. Vivemos em um mundo em que as mulheres estão conquistando a igualdade. E isso afeta o consumo de álcool", explica Mariana Thibes, socióloga e coordenadora do CISA. Ela diz que o corpo da mulher tem menos enzimas no fígado para metabolizar o álcool, fazendo com que soframos as consequências negativas mais rápido do que os homens.

A socióloga também afirma que a pandemia foi um catalisador para o aumento desse consumo de bebidas alcoólicas. "As mulheres bebiam no final do dia para relaxar, porque estavam passando por situações extremamente difíceis", diz.

"É muito comum entre as mulheres a dupla ou tripla jornada. O álcool entra no cenário pra ajudar a pessoa relaxar, enfrentar dificuldade, ter um dia um pouco melhor. É uma espécie de recompensa", diz. O problema é que quando essa dose única de álcool para de fazer efeito e o consumo começa a aumentar.

"Temos que reconhecer que nem sempre é uma questão fácil. Temos que olhar e acolher, o que tá acontecendo na vida dessa mulher,quais dificuldades elas estão enfrentando? Porque é comum o álcool ser um remédio pra aliviar alguma dor", explica.

O que é consumo abusivo?

Para a OMS, consumir 60 gramas ou mais de álcool, que é equivalente a cerca de quatro doses, é abusivo. E se isso acontece, mesmo que uma vez por semana, em um intervalo de duas horas é chamado de binge drinking.

"E é esse tipo de consumo que vai trazer grandes problemas. É claro que se a pessoa praticar todo dia, o problema é maior. Mesmo que só faça isso no final de semana, já pode trazer problema pra saúde, sim", diz Mariana.

Segundo ela, existem mais de 200 doenças que estão relacionadas ao uso excessivo de álcool, entre elas, o câncer de mama. "Pouco se fala sobre isso. As mulheres não têm ideia de que esse consumo abusivo pode trazer problemas para a saúde. Você pode beber o quanto quiser, mas precisamos esclarecer e mostrar o que esse tipo de uso pode causar", concluí.

Seguem aqui os outros temas que foram destaque nesta edição do "Sem Filtro":

Dieta do sexo: 'Emagreci 6 kg, mas pode ser novico', diz modelo

Já ouviu falar sobre a dieta do sexo? A apresentadora Lívia Andrade e a empresária Kim Kardashian já disseram que usaram as horas de prazer para emagrecer. A modelo Carolina Lekker, 26, ganhadora do Miss Bumbum 2022, garante que a dieta a ajudou a vencer o concurso. Para Cristina Fibe, jornalista, especialista em cobertura de gênero e colunista de Universa, esse é mais um desserviço para as mulheres. "Isso acaba voltando com aquele ideal antigo da magreza, que precisamos atingir o padrão ideal, além de fazer sexo por obrigação. Sexo é encontro, e não performance."

Educação positiva viraliza no TikTok: criar filhos com amor requer limites

A educação positiva, que é uma forma de criar os filhos, está se tornando cada vez mais popular, especialmente entre pais mais jovens. O problema é que tem família que pode confundir "educar com amor" com "permitir que meu filho faça tudo". "Fomos criados com pais muito autoritários. A consequência é que os pais estão ficando muito permissivos. Enquanto achamos que estamos sendo amorosos, estamos criando problemas. Temos que dar amor e limites", diz Ariádny Abbud, especialista em terapia cognitiva comportamental com crianças e adolescentes.

Não quero ser mãe: 'Ninguém além de você pode tomar essa decisão', afirma Semayat Oliveira

A atriz pernambucana Julia Konrad contou no podcast "Desculpa Alguma Coisa", da Tati Bernardi, tem certeza de que não quer ser mãe e que isso mudou seu comportamento até em relação aos relacionamentos. O programa vai ao ar amanhã (9).

Assista ao Sem Filtro

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: