Topo

Fala sobre ucranianas não é fato isolado. Veja atitudes machistas de Do Val

O deputado estadual Arthur do Val (sem partido) - Reprodução/Youtube/mamaefalei
O deputado estadual Arthur do Val (sem partido) Imagem: Reprodução/Youtube/mamaefalei

Mariana Gonzalez

De Universa, em São Paulo

10/03/2022 13h35

Desde que vieram à tona áudios em que o deputado estadual Arthur do Val (agora sem partido) profere falas machistas contra mulheres ucranianas, outras atitudes machistas dele foram lembradas — como o caso do episódio em que ele foi denunciado por assediar adolescentes que protestavam em uma escola pública de Curitiba durante o movimento dos secundaristas, em 2016, ou de quando foi à USP (Universidade de São Paulo) vestido de vagina. Relembre:

Machismo contra ucranianas

Na última sexta-feira (4), vieram à tona áudios de WhatsApp em que o deputado diz que mulheres ucranianas "são fáceis porque são pobres", durante viagem à Ucrânia em meio à guerra contra a Rússia. "Não peguei ninguém, porque a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de 'minas' e é inacreditável a facilidade", falou.

Desde então, ele foi criticado por parlamentares, pela presidência do Podemos, partido do qual foi desfiliado, e até pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Assédio a estudantes

Durante o movimento secundarista, em 2016, Arthur Do Val teria assediado estudantes que protestavam numa escola pública de Curitiba. Na ocasião, ele teria chamado as adolescentes de "gostosas", dito que "beijaria todas" e passado a mão no seio de uma delas, que chegou a denunciá-lo por importunação. Ele nega.

Fantasia de vagina

Em 2018, Arthur invadiu uma reunião para mulheres na Faculdade de Medicina da USP, vestido de vagina. O evento fazia discussões sobre sexualidade, dentro de uma programação sobre diversidade.

Na ocasião, ele constrangeu mulheres que estavam presentes, filmando sem autorização e chamou a discussão de "oficina de siririca paga com dinheiro público".

Arthur do Val vai à USP vestido de vagina para constrnager mulheres em uma reunião sobre sexualidade - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Arthur do Val vai à USP vestido de vagina para constrnager mulheres em uma reunião sobre sexualidade
Imagem: Reprodução/Globoplay

Críticas ao feminismo

Arthur do Val faz críticas frequentes ao feminismo no Twitter, ridicularizando demandas das mulheres.

"Lacre burro e improdutivo"

"Feminismo tem mais a ver com esquerdismo do que com igualdade"

"Feministas são nojentas"

"As feministas estão possuídas de raiva"