Topo

Tutorial da sentada: conheça a fisioterapeuta que ensina posições no TikTok

Andrezza Cocchiarella aplica os conhecimentos de fisioterapeuta para dar dicas sobre como melhorar a vida sexual - Bruna Siqueira
Andrezza Cocchiarella aplica os conhecimentos de fisioterapeuta para dar dicas sobre como melhorar a vida sexual Imagem: Bruna Siqueira

Ana Bardella

De Universa

07/12/2021 04h00

"Toda mulher consegue sentar". Foi com essa premissa que a fisioterapeuta Andrezza Cocchiarella, de 27 anos, começou a viralizar nas redes sociais. Usando o próprio quarto como cenário, ela veste roupas de ginástica e ensina posições e movimentos que podem ser feitos pelas mulheres, principalmente quando estão por cima na hora do sexo.

Diferentemente de outros perfis que abordam sexualidade, a fisioterapeuta sai do campo teórico e usa o corpo de exemplo. Como em uma aula de dança ou de ginástica, ela convida as seguidoras a arrastarem os móveis, usarem almofadas como amortecimento para os joelhos e praticarem os exercícios para soltar o quadril, sentando, galopando e rebolando.

Atualmente ela tem 971 mil seguidores no TikTok e seu vídeo mais assistido na plataforma, publicado no final de agosto, atingiu 43 milhões de visualizações.

Do atendimento no shopping para a internet

Andrezza faz pós-graduação em sexualidade e foca no prazer feminino - Lucas Paes Castelo Branco - Lucas Paes Castelo Branco
Andrezza faz pós-graduação em sexualidade e foca no prazer feminino
Imagem: Lucas Paes Castelo Branco

Quando Andrezza entrou para as redes sociais, há apenas quatro meses, tinha uma estratégia "tudo ou nada". Pediu demissão de uma franquia de serviços estéticos dentro do shopping antes mesmo de postar o primeiro vídeo e mergulhou no universo digital.

"Eu tentava alavancar meu perfil pessoal postando conteúdos de beleza e maquiagem, mas percebi que já existia muita gente falando sobre isso. Então, conversando com uma amiga que trabalha com internet, percebi o quanto vinha fazendo as coisas da maneira errada", conta em entrevista.

A partir desse diálogo, ela decidiu criar uma conta voltada apenas para a sexualidade feminina. "Entendi que tudo deve ser feito com um propósito. Eu estou fazendo uma pós-graduação em sexualidade. Fui criada por mulheres que, mesmo sendo de gerações diferentes, sempre conversaram sobre assuntos considerados tabus", relembra.

Assim, entendeu que seu propósito era levar esta mesma liberdade sexual para o público e criou o perfil "Conselhos de Afrodite".

Em busca da "sentada" perfeita

Uma das séries de vídeos mais assistidos de Andrezza recebeu o nome "Tutorial da Sentada" e dá os caminhos para não se cansar demais na posição que também é conhecida como "cavalgada".

A fisioterapeuta afirma que muitas mulheres têm ressalvas com relação à posição por acreditarem que ela cansa demais.

É só o parceiro sugerir que já surgem uma série de pensamentos como: 'Vou cansar rápido', 'Só vou aguentar dois minutos' ou 'Vai começar aquela queimação na coxa'. É tanto receio com relação à performance e ao esforço físico que elas esquecem totalmente do prazer".

Por isso, Andrezza ensina técnicas para evitar o cansaço, a dor muscular e aproveitar o momento.

A principal dica: deixar o quadril o mais solto possível. "Assim a perna só será usada como uma alavanca, um apoio para ir para cima, para baixo e para os lados — mas não fazendo a ação principal", avisa. Ela ainda reforça a importância de manter o abdômen levemente enrijecido, para proteger os possíveis impactos dos movimentos na coluna.

Sexo como porta de entrada para consciência corporal

Enquanto fisioterapeuta, Andrezza garante que os movimentos de alongamento que ensina são benéficos para a saúde de maneira geral, mas que acabam chamando atenção nas redes sociais por serem associados aos benefícios durante o sexo.

"Se a pessoa tem hérnia de disco ou sofre de dores nos joelhos e no quadril, isso impacta negativamente nas relações sexuais. Quando ela passa a ter mais consciência corporal, ainda que motivada pela melhora do desempenho na cama, percebe uma série de benefícios no dia a dia, como uma melhora da postura, da disposição e da confiança", explica.

Mentoria online

Andrezza oferece também uma mentoria online voltada apenas para mulheres, com aulas teóricas e práticas que duram entre uma e duas horas. Ela garante que os movimentos ensinados podem ser feitos por qualquer mulher, independentemente do tipo físico. "Muitas chegam tímidas, mais quietas e terminam animadas ao se verem na câmera, percebendo que são capazes de fazer o que é ensinado", diz. Universa questionou sobre os valores do curso, mas a profissional preferiu não revelar a informação.