PUBLICIDADE

Topo

Glamour Garcia: 'A autoestima da mulher agredida é massacrada'

De Universa

De Universa

23/11/2021 20h56

A atriz Glamour Garcia é uma das convidadas do Prêmio Inspiradoras 2021, promovido por Universa em parceria com o Instituto Avon. Ela foi a personalidade convidada para realizar a entrega do troféu da categoria Violência Contra Mulher, na qual concorrem iniciativas de informação, conscientização, educação e acolhimento para o enfrentamento da violência contra as mulheres e meninas.

Durante o evento, ela afirmou que, para as mulheres trans, o acesso aos direitos é dificultado: "Passamos por um processo social de extrema misoginia e transfobia".

Glamour, que já foi vítima de violência doméstica, relembrou o episódio. "Compartilhar a dor do que é viver uma relação de violência é complicado. A dor que se sente é muito maior do que possa ser tratada em breves palavras", resumiu.

A atriz apontou o impacto devastador da violência na autoestima das mulheres. "A autoestima de uma mulher que passou por marcas físicas e psicológicas de agressão é massacrada. Retomar os passos de uma rotina e confiar em si novamente é, no primeiro momento, algo que fica quase impossível de se acreditar", disse Glamour, que afirma ter passado por um processo de renascimento.

A atriz Glamour Garcia no Prêmio Inspiradoras 2021 - Mariana Pekin - Mariana Pekin
A atriz Glamour Garcia no Prêmio Inspiradoras 2021
Imagem: Mariana Pekin

Por fim, ela ressaltou a importância da sororidade e da rede de apoio para se desvencilhar deste tipo de relação abusiva: "O momento em que uma mulher consegue se fortalecer para estender a mão à outra é a consolidação da sororidade".

Além de Glamour Garcia, a premiação conta com mais duas madrinhas: a cantora Paula Lima, que representa a categoria Equidade, e a modelo Fernanda Motta, que representa a categoria Câncer de Mama. A transmissão ao vivo pode ser acompanhada através do Youtube, no Facebook ou pelo Twitter de Universa.

Sobre o Prêmio Inspiradoras 2021

O Prêmio Inspiradoras 2021 é promovido pelo Universa, plataforma feminina do UOL, e o Instituto Avon, organização da sociedade civil que realiza ações e apoia projetos para fortalecer a mulher brasileira.

O foco da premiação está em três principais causas: violência contra a mulher, câncer de mama e equidade de gênero. Cada causa é representada em duas categorias e há ainda uma categoria para representantes Avon que realizam trabalhos de impacto social.

Durante o mês de outubro, todas as finalistas foram reveladas e a votação online foi aberta para o público em geral. Além disso, um corpo especializado de jurados foi convidado a escolher as vencedoras. Os nomes delas estão sendo revelados no evento que está acontecendo agora e pode ser acompanhado online. Haverá também menção honrosa a uma mulher que tenha se destacado no enfrentamento à covid-19.

A premiação é uma iniciativa de Universa e do Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. Tem foco em três principais causas: violência contra a mulher, câncer de mama e equidade de gênero.