PUBLICIDADE

Topo

Paula Lima: 'Queremos as mesmas oportunidades independentemente de cor'

Ana Bardella

De Universa

23/11/2021 19h57

A cantora Paula Lima é uma das participantes da cerimônia de entrega do Prêmio Inspiradoras 2021, promovido por Universa em parceria com o Instituto Avon. Ela foi a personalidade convidada para realizar a entrega dos troféus das categorias Esporte e Cultura e Equidade e Cidadania, da qual participam iniciativas da sociedade civil que promovam a equidade de gênero e a autonomia das mulheres.

Paula reforçou a importância do evento para inspirar outras mulheres, a fim de que elas acreditem na sua competência, força e realizem tudo o que têm vontade, sabendo que têm todos os direitos do mundo. "Enquanto todas não estiverem bem, nós também não estamos", disse.

Paula alertou para o caráter desigual, elitista, machista e racista da sociedade em que vivemos. "Meu gênero e minha cor pesam para qualquer avaliação em relação às minhas ações na sociedade".

Estamos organizados em uma pirâmide e eu, como mulher negra, estou na base dela.

"Uma mulher negra não tem o mesmo ganho de uma mulher branca, em qualquer área, assim como nenhuma mulher ganha o mesmo que o homem branco. O que se deseja é o justo. Que tenhamos as mesmas oportunidades e reconhecimento, independente de cor e gênero", disse, relembrando a importância da equidade.

Paula, que é reconhecida pelo seu envolvimento em causas sociais, declarou que sempre utilizará sua voz como uma ferramenta para que todos se lembrem de que não somos iguais, mas podemos ser.

Ela ainda citou a escritora Conceição Evaristo, que abriu a premiação. "Nela e em tantas outras eu me espelho para fazer parte de conquistas e mudanças, ainda mais para as mulheres negras", disse.

Além de Paula Lima, a premiação conta com mais duas madrinhas: a modelo Fernanda Motta, que representa a categoria Câncer de Mama e a atriz Glamour Garcia, que representa a categoria Violência Contra Mulher. A transmissão ao vivo pode ser acompanhada através do Youtube, no Facebook ou pelo Twitter de Universa.

Sobre o Prêmio Inspiradoras 2021

O Prêmio Inspiradoras 2021 é promovido pelo Universa, plataforma feminina do UOL, e o Instituto Avon, organização da sociedade civil que realiza ações e apoia projetos para fortalecer a mulher brasileira.

O foco da premiação está em três principais causas: violência contra a mulher, câncer de mama e equidade de gênero. Cada causa é representada em duas categorias e há ainda uma categoria para representantes Avon que realizam trabalhos de impacto social.

Durante o mês de outubro, todas as finalistas foram reveladas e a votação online foi aberta para o público em geral. Além disso, um corpo especializado de jurados foi convidado a escolher as vencedoras. Os nomes delas estão sendo revelados no evento que está acontecendo agora e pode ser acompanhado online. Haverá também menção honrosa a uma mulher que tenha se destacado no enfrentamento à covid-19.

A premiação é uma iniciativa de Universa e do Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. Tem foco em três principais causas: violência contra a mulher, câncer de mama e equidade de gênero.