Foi dada a largada. A partir de hoje, começam os preparativos para o Prêmio Inspiradoras 2021. A iniciativa tem como missão pesquisar, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. O foco está em três principais causas: violência contra a mulher, câncer de mama e equidade de gênero.

A premiação é resultado de uma parceria firmada entre Universa, a plataforma feminina do UOL, e o Instituto Avon, organização da sociedade civil que realiza ações e apoia projetos para fortalecer a mulher brasileira. A ela concorrem 21 candidatas divididas em sete categorias. O nome e o perfil de cada uma delas serão revelados ao longo de outubro em reportagens especiais e em conteúdos de redes sociais de Universa.

A partir de então, estará aberta a votação online para o público em geral. Além disso, um corpo especializado de jurados será convidado a escolher as vencedoras. Os nomes delas serão revelados em um evento marcado para o dia 23 de novembro. Haverá também menção honrosa a uma mulher que tenha se destacado no enfrentamento à covid-19.

Categorias

Cada uma das causas do prêmio é representada em duas categorias. Há ainda uma categoria para representantes Avon que realizam trabalhos de impacto social.

  • Acesso à Justiça

    Iniciativas que contribuam para promover, dentro dos sistemas jurídico e legislativo, a emancipação das mulheres e meninas em situação de violência.

  • Conscientização e Acolhimento

    Iniciativas de informação, conscientização, educação e acolhimento para o enfrentamento da violência contra as mulheres e meninas.

  • Inovação em Câncer de Mama

    Mulheres que descobriram, desenvolveram ou implementaram tecnologias ou metodologias na área.

  • Informação Para a Vida

    Iniciativas que promovam a conscientização sobre detecção precoce e da garantia de acesso a exames preventivos, tratamentos e acolhimento.

  • Equidade e Cidadania

    Iniciativas da sociedade civil que promovam a equidade de gênero e a autonomia das mulheres.

  • Esporte e Cultura

    Mulheres que, por meio do esporte e na cultura promovem o conhecimento e a conscientização sobre equidade de gênero e direitos das mulheres.

  • Representante Avon

    Representantes Avon que tenham atuado de forma impactante em ações relacionadas a uma das três causas do prêmio.

Votação e regras do jogo

Podem concorrer à premiação mulheres com mais de 18 anos cujos trabalhos tenham impacto direto sobre brasileiras, preferencialmente aquelas residentes no Brasil. Outros detalhes sobre os critérios do Prêmio Inspiradoras estão acessíveis no Regulamento.

A votação para cada categoria será aberta no exato momento em que as finalistas forem anunciadas em Universa. Qualquer um pode votar. Para isso, basta clicar na sua favorita, na área destacada. O total dos votos populares terá peso um e será somado aos votos do corpo de jurados.

Deles, participam sete especialistas nas causas do prêmio, além de uma representante de Universa e outra do Instituto Avon. O corpo de jurados também será divulgado em reportagem publicada em Universa nos dias que antecedem à premiação.

A homenageada com a menção honrosa é escolhida internamente, pela comissão organizadora do Prêmio Inspiradoras e não é submetida ao júri.

21 dias de ativismo

Novembro, o mês escolhido para o evento de premiação, é quando acontecem os 21 dias de ativismo pelo fim da violência doméstica. A agenda do Prêmio Inspiradoras, então, será pautada pela causa.

Ao longo desse período, estão previstas sete lives, cada uma com o trio de finalistas. Nos eventos abertos ao público, será possível conhecer melhor as mulheres que concorrem à premiação, o que elas pensam e como funcionam seus trabalhos. Também serão debatidas questões relacionadas ao enfrentamento da violência contra mulher.

O calendário é encerrado com o evento de premiação. Planejado para acontecer em formato híbrido - com o mínimo de participantes reunida em um só lugar, mas aberto à participação do público em geral pelo Facebook, Youtube e Twitter.

Topo