Topo

Fernanda Motta: 'Diagnóstico de câncer não pode ser sentença de morte"

De Universa

De Universa

23/11/2021 20h28

Modelo e apresentadora, Fernanda Motta é uma das convidadas do Prêmio Inspiradoras 2021, promovido por Universa em parceria com o Instituto Avon. Ela foi a personalidade eleita para ser a madrinha e realizar a entrega do troféu da categoria "câncer de mama", cujas concorrentes são mulheres que descobriram, desenvolveram ou implementaram tecnologias ou metodologias na área.

Diagnosticada com câncer de mama em 2019, Fernanda frisou a importância do diagnóstico precoce, alertando que ele não pode ser uma sentença de morte. "Passar a ser referência no assunto me fez enxergar a necessidade de transmitir conhecimento", resumiu.

"Eu acredito que o mais importante quando vamos falar em câncer de mama é: diagnóstico precoce salva vidas. Precisamos estar todas atentas ao nosso autoexame e às consultas de rotina porque é o melhor caminho para que a gente possa lutar por nossa saúde e isso significa lutar por nossa própria existência", disse.

Ela ainda relembrou os aprendizados que teve. "Da minha experiência eu gosto de compartilhar o aprendizado entre o equilíbrio de nosso emocional com a nossa cabeça. Eu tive meus pensamentos ruins, mas fiz com que eles fossem a exceção do meu comportamento. Sou uma pessoa de mentalidade positiva e não permiti jamais que essa condição me abalasse a ponto de me transformar", comentou.

Por fim, disse estar orgulhosa de poder fazer parte de uma premiação que dá maior visibilidade a grandes mulheres que contribuem na medicina e na ciência com esse tema do câncer de mama. "A cada avanço que vocês conquistam é uma cura que se alcança. Isso é emocionante, perfeito!"

Também participou do evento a cantora e apresentadora Sabrina Parlatore, que deu um depoimento sobre a sua experiência com a doença. "Descobri aos 40 anos. Um ano antes, a minha mamografia deu normal, mas a minha ultrassonagrafia identificou um nódulo, com a indicação de biópsia. No entanto, o médico que me atendia na época não deu muita importância. Depois descobrimos que já era um tumor maligno e ele só cresceu de um ano para o outro", enfatizando a importância do diagnóstico precoce.

Além de Fernanda Motta, a premiação conta com mais duas madrinhas: a cantora Paula Lima, que representa a categoria Equidade, e a atriz Glamour Garcia, que representa a categoria Violência Contra Mulher. A transmissão ao vivo pode ser acompanhada através do Youtube, no Facebook ou pelo Twitter de Universa.

Sobre o Prêmio Inspiradoras 2021

O Prêmio Inspiradoras 2021 é promovido pelo Universa, plataforma feminina do UOL, e o Instituto Avon, organização da sociedade civil que realiza ações e apoia projetos para fortalecer a mulher brasileira.

O foco da premiação está em três principais causas: violência contra a mulher, câncer de mama e equidade de gênero. Cada causa é representada em duas categorias e há ainda uma categoria para representantes Avon que realizam trabalhos de impacto social.

Durante o mês de outubro, todas as finalistas foram reveladas e a votação online foi aberta para o público em geral. Além disso, um corpo especializado de jurados foi convidado a escolher as vencedoras. Os nomes delas estão sendo revelados no evento que está acontecendo agora e pode ser acompanhado online. Haverá também menção honrosa a uma mulher que tenha se destacado no enfrentamento à covid-19.

O Prêmio Inspiradoras é uma iniciativa de Universa e Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. O foco está nas seguintes causas: enfrentamento às violências contra mulheres e meninas e ao câncer de mama, incentivo ao avanço científico e à promoção da equidade de gênero, do empoderamento econômico e da cidadania feminina.