Fronha e touca de cetim funcionam? Acessórios beneficiam as cacheadas
Mesmo que você tenha um sono tranquilo, o atrito dos cabelos na fronha do travesseiro deixa os cachos desalinhados e sem forma. A fricção dos fios com fronhas de algodão ou tecidos não sintéticos gera a eletrização, que causam aquela sensação de cabelos arrepiados pela manhã. Além disso, pode aumentar as chances de pontas duplas e até ressecamento das madeixas.
Não é à toa que um truque de beleza antigo segue em alta para manter os cabelos crespos e cacheados em dia mesmo no day after: usar fronha ou touca de cetim na hora de dormir é um cuidado simples, mas que faz toda a diferença na rotina noturna.
"O benefício da fronha ou touca de cetim é diminuir a estática dos fios e mantê-los com aspecto modelado ao acordar. Mas usá-las com os fios molhados pode prejudicar a saúde do couro cabeludo e dos fios", avalia a dermatologista Paula Amorim, responsável pelo núcleo de tricologia da Clínica Juliana Piquet, no Rio de Janeiro.
Fronha e touca de cetim: como usar?
O aspecto macio e sedoso do cetim, assim como da seda, criam diminuem a resistência entre o tecido e a fibra capilar, evitando o atrito dos cabelos durante o sono. Ou seja, os cabelos deslizam.
Podem ser usados como uma fronha que cobre o travesseiro ou como uma touca, sempre com as mechas secos, uma vez que o tecido abafa e concentra a umidade, prejudicando a saúde capilar.
Não tem segredo: no caso da fronha, é só substituir aquela que você costuma usar no dia a dia. Hoje, é possível encontrar opções prontas ou até fazer em casa. Já a touca pode incomodar um pouco por causa do elástico, então, a dica é testar formatos maiores, que cubram completamente os cabelos, sem apertar a cabeça ou quebrá-los.
"Antes de colocar a touca, os cachos devem ser modelados e, com cuidado, cobertos pelo tecido. Não precisa prender os cabelos. Na manhã seguinte, os fios acordam menos bagunçados e embaraçados. Basta alguns ajustes finais com leave-in e pronto", argumenta a médica.
Benefícios da fronha e da touca de cetim
Da hidratação ao cabelo sem frizz no dia seguinte, conheça quatro benefícios que a fronha ou touca de cetim agrega na rotina diária de cuidados, especialmente dos cabelos cacheados:
1. Cachos bem definidos
De acordo com o cabeleireiro Junior Loes, a fronha de cetim aumenta a durabilidade da finalização e mantém a definição dos cachos entre uma lavagem e outra. Dessa forma, você não vai gastar horas e horas modelando os cabelos novamente ao acordar. "O maior benefício é o day after e a preservação do acabamento por mais dias", afirma.
2. Mantém a umidade dos fios
A fronha de algodão cria mais atrito com os cabelos, potencializando o surgimento de pontas duplas. Além disso, este tipo de tecido "suga" a umidade dos fios, deixando as madeixas cacheadas ainda mais secas. "O grande problema é que as crespas e cacheadas já possuem um grau de porosidade natural e os feltros do algodão, em fricção com a fibra capilar, potencializam a característica", reforça Loes.
3. Não absorve os produtos
O algodão também suga os cremes finalizadores que ajudam na ativação dos cachos. Assim, a finalização, que muitas vezes é bem cuidadosa e demorada, não dura nem uma noite. "Mesmo que seja feita a umectação, o ideal é aplicar o óleo ou o produto um tempo antes de dormir, para que o cabelo absorva ", recomenda Bruna Nunes, especialista em cachos do salão Jacques Janine.
4. Pode ser usada até como difusor
Bruna explica que a touca de cetim também pode ser utilizada como uma espécie de difusor. No dia a dia, após aplicar o creme para pentear, basta esperar o cabelo absorver um pouco o produto e colocar as madeixas dentro da touca. Abaixe a cabeça para frente, para um volume extra, e aqueça com secador para que o calor seja distribuído de maneira uniforme.
"Logo após, é só soltar e curtir os cachinhos. Uma boa dica é usar uma touca um pouco mais justa para fazer este processo", explica. Algumas versões já vêm com entrada para o bico do aparelho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.