Topo

Bruna Marquezine prova: corte de cabelo em camadas vive um auge

Bruna Marquezine; cabelo em camadas; shaggy hair - Reprodução/Instagram
Bruna Marquezine; cabelo em camadas; shaggy hair Imagem: Reprodução/Instagram

Isabella Marinelli

De Universa

11/07/2021 04h00

As décadas de 80 e 90 não estão rondando apenas as roupas e os acessórios. Na beleza, o retorno da estética também chegou aos cabelos e se manifestou em camadas. Quem não se lembra, afinal, do repicado icônico de Rachel Green na série "Friends"? Voltando ainda mais os ponteiros do relógio, caímos nos mullets dos anos 80. É mais ou menos por aí.

Quem apareceu recentemente com o look foi a atriz Bruna Marquezine. Depois de uma temporada usando um short bob, aderiu aos fios longos e repicados. "O cabelo da Bruna é um exemplo do corte shaggy hair com franja cortininha. Podemos perceber que o desfiado parte da franja e acompanha todo o comprimento, em camadas, até as pontas", explica o cabeleireiro Yuri Rosa, do salão C.Kamura, em São Paulo.

Roube o look

Mais do que a textura do cabelo, o que vai definir a quantidade de camadas é a espessura do fio e a densidade como um todo. Com certos cuidados para garantir o efeito desejado, não há restrições.

"Quem tem cabelo muito fino ou em pouca quantidade pode perder volume, caso seja repicado demais. Nos cabelos ondulados e cacheados, também variamos a técnica e desfiamos para dar caimento", explica o expert. Também não é preciso esperar que as mechas estejam longas para aderir. "Cabelos médios e curtos também podem ter camadas. Independentemente do corte, elas servem para dar movimento e leveza", resume Yuri.

Jeito fácil de realçar as camadas

"Para as lisas e onduladas, um dos jeitos mais fáceis de texturizar o cabelo em camadas é a secagem com o cabelo torcido. Basta enrolar as mechas com o dedo e bater o secador até que os fios percam toda a umidade. É possível ainda dar acabamento com o modelador de cachos, mas só esse método mais prático já funciona", diz Yuri. Quem tem cachos pode amassar usando um ativador ou apostar na técnica COG (que combina creme, óleo e gelatina).

Acabamento express

Com as madeixas secas e modeladas, vale lançar mão de alguns produtos para realçar o corte. "Gosto de aplicar um pouco de pomada para marcar as camadas, pois acentua o movimento. As cacheadas ainda podem arrematar com algumas gotinhas de óleo nutritivo para realçar o brilho das mechas", indica o expert.