Topo

Satanáries, Sagiotário, Peixorão... Vamos falar de bullying astrológico?

Cancerianos tem fama de chorões e dramáticos... Será? - Reprodução/Facebook
Cancerianos tem fama de chorões e dramáticos... Será? Imagem: Reprodução/Facebook

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

21/01/2021 04h00

Em uma brincadeira de redes sociais, os signos do zodíaco foram rebatizados de acordo com a (má) fama. Satanáries, tourone, geminimônio, canceriemo, leolindos virginichatos, librianjos, escorpicão, sagiotário, capricapeta, aquamônio e peixorão. Mas até que ponto os estereótipos dos signos são reais?

Além de estar na boca do povo, esses traços de personalidade atribuídos aos signos viraram até mesmo legenda em aplicativo de paquera e tópico de discussão em entrevista de emprego. Mas será que todos esses estereótipos representam fielmente cada um?

Rafael Fontenelle, astrólogo do @bixabruxa, sucesso no Instagram, com mais de acredita que não.

São simbologias carregada de preconceito. Ainda que possa, ou não, trazer alguns símbolos por trás dos signos, os estereótipos se tornaram amontoados de características negativas que são direcionadas para as pessoas de acordo com seus signos solares

Segundo ele, se basear em estereótipos é, acima de qualquer opinião, um erro, visto que a astrologia estuda o posicionamento e a influência de todos os planetas, não apenas do Sol. Rafael conta que existe 100% de possibilidade de transformar coisas que aparecem no nosso mapa natal ao longo da vida. "Se limitarmos a interpretação a características simplórias como estereótipos ou somente ao signo solar, estaremos usando saberes seculares de forma errada e simplista."

Por mais que essa leitura tenha caído no gosto popular, o astrólogo acredita que ela acaba tornando raso. É importante lembrar que cada astro vai atuar em um lugar específico da nossa vida e, da mesma maneira, cada um deles traz um símbolo diferente. "A astrologia é uma grande simbologia que tem como base os movimentos do Sol e da Lua", pontua.

A grande preocupação do astrólogo é que as pessoas confundam arquétipos e até mesmo estereótipos com mau-caratismo ou abusos. Justificar atitudes negativas como um comportamento baseado nos signos não existe. "Todos os signos têm sua luz e sombra, dualidade que faz muito parte da gente. Não dá para usar a astrologia como muleta para defender comportamentos abusivos ou nocivos."

Abaixo, Rafael Fontenelle destaca o estereótipo de cada signo e o motivo para não os levarmos a sério

"Satanáries"

Assim é conhecido o pobre ariano, que briga com todo mundo, que não tem paciência nenhuma e só quer confusão. Isso, na verdade, não existe. Áries é um signo de fogo e também é cardinal. Por isso, traz uma forte capacidade criativa. Às vezes tem uma gana muito grande de começar ou resolver as coisas, além de reagir a situações rapidamente. Isso cai dentro do estereótipo de uma pessoa brava e brigona, mas ainda que sejam, é um traço que pode ser trabalhado durante a vida para que seja harmonizado.

"Tourone"

O taurino tem fama de comilão, preguiçoso e ciumento. Isso vem do fato de Touro ser um signo de terra, fixo, que representa a estabilidade das coisas materiais. É um signo que gosta muito da abundância e que, por vezes, fica parado esperando a acumulação de certas coisas. Preza pela abundância, o que pode trazer à tona o sentimento de posse, já que a segurança envolve estabilidade. Isso tem a ver com a teimosia, com o ciúme, com o fato de comer e dormir demais? Sim! Mas focar só nisso é simplista.

"Geminimônio"

É um signo tratado como duas caras, falso, fofoqueiro e volátil, que muda de ideia toda hora? E por que isso acontece? Bom, Gêmeos é um signo de ar, elemento relacionado às ideias e comunicação, além de ser mutável. Justamente por isso Gêmeos está sempre com aquela vontade de mudança que, na maioria das vezes, vem da troca de ideias e da socialização. Isso significa que são pessoas com perfis sociais muito fortes, repletos de adaptabilidade. Falar que são duas caras, porém, é mau-caratismo e não astrologia.

"Canceriemo"

Chorão, dramático, manipulador e fã de uma DR? Talvez seja um dos signos que carrega os piores estereótipos. Por ser cardinal e de elemento água, que rege as emoções, gosta de estar sempre construindo e melhorando as relações. Junto com Capricórnio, Câncer faz parte de um eixo que tem nas estruturas sua segurança. Neste caso, as estruturas emocionais. Isso significa que é um signo que vai buscar criar bases sólidas dentro de suas relações e fazer de tudo para mantê-las sustentadas. É uma pessoa que cuida, que dá carinho, mas que pode ir para um controle excessivo a fim de manter tudo estruturado. Isso pode, sim, gerar drama, mas é pela sensação de falta de controle e não por uma vaidade.

"Leolindo"

Carrega o estereótipo de metido, daquele que ama um palco e se acha? Estamos falando de um signo fixo, regido pelo Sol, que é criador e doador de vida. Portanto, os leoninos querem usar dos seus próprios meios para criar as coisas. Ao mesmo tempo, são muito protetores e fiéis. Por levarem muito a sério sua capacidade criativa, podem se fechar a críticas e se colocar de maneira mais inflada do que realmente são. Lembremos que o Sol em excesso ofusca e o brilho de Leão também pode ofuscar, inclusive a inveja alheia.

"Virginichato"

Visto como metódico, previsível e meio chato, o virginiano tem fama de minimalista e de organizado. Isso encontra fundamento no fato de Virgem ser de terra, elemento que tem a ver com o planejamento. Além disso, é um signo mutável e regido por Mercúrio, que cuida da comunicação e da lógica. Portanto, os virginianos são aqueles que estão sempre querendo promover mudanças, que têm pensamento lógico e que precisam fazer as conexões certas dentro do campo mental. São vistos como extremamente pragmáticos e críticos? Mas devemos destacar que é um signo muito mais autocrítico e que acolhe muito bem os outros.

"Librianjo"

É visto como indeciso e diplomático. De fato, a diplomacia realmente faz parte do signo, que possui qualidade cardinal e adora começar novas coisas através das ideias. Mas por que é dito um signo indeciso? Porque a capacidade de tomar decisões é uma coisa muito relacionada à figura do Sol e de Marte, planetas ligados à Áries, oposto de Libra. Sendo assim, o Sol em Libra pode trazer a indecisão como característica, mas acima de tudo ele é regido por Vênus. Suas armas são a diplomacia, a sedução e o diálogo. Por isso, é necessário aprender a escolher suas batalhas e deixar impasses para trás.

"Escorpicão"

Vingativo e sexual? Encontramos na regência de Marte a fama da vingança, que é, na verdade, mais uma autodefesa do que um ataque dos escorpianos. Normalmente essa característica vem quando a pessoa escorpiana se sente lesada, visto que o instinto do escorpião é atacar quando se sente atacado. Por ser um signo oposto a Touro, trazendo como característica a ausência da matéria, acaba se dedicando muito àquilo que é intenso. O sexo é uma coisa muito intensa e inexplicável e, se lembrarmos que Escorpião tem relação com aquilo que não é palpável, temos o sexo, o prazer e o gozo como figuras muito escorpianas. O que obviamente não significa que eles vão sair transando com todo mundo, certo?

"Sagiotário"

É um dos signos que menos sofrem com estereótipos, mas a fama é de ser meio bobão e brincalhão. É o golden retriever do zodíaco! Porém, Sagitário é o fogo mutável, a energia que vem para mudar as coisas. Não é um signo preso em nada, já que tem mobilidade para muita coisa. Por outro lado, a própria razão é o que prende um sagitariano. Como grandes filósofos, eles gostam de ir a fundo no conhecimento e às vezes se convencem demais da própria razão. O gosto por viagem, inclusive é um exemplo desse gosto por novas experiências, típico de um signo regido por Júpiter.

"Capricapeta"

Coitados! Capricornianos são vistos como ambiciosos, que passam a perna nos outros e que são ótimos com dinheiro. Em primeiro lugar, precisamos lembrar que ter dinheiro depende de um recorte social, não da astrologia. No geral, Capricórnio encontra sua estrutura no mundo material, ao contrário de Câncer. Isso não significa que eles querem ser ricos a qualquer custo, significa que querem criar uma base material na qual haja independência. Pode ser visto como pessimista, principalmente por entender que tudo é uma construção e que é preciso esforço para conquistar as próprias coisas.

"Aquamônio"

É o coração gelado do zodíaco, aquele que gosta sempre de ter razão? Regido por Saturno, um planeta frio, Aquário é um signo que entende que os sentimentos e as relações devem ser construídos. Neste processo, pessoas aquarianas não gostam de mostrar vulnerabilidade e por isso podem parecer secos em uma interpretação equivocada. Mais do que isso, Aquário é muito inovador e por isso são conhecidos como verdadeiros. Gostam de agir como diretores e não como atores. Porém, quando essa vontade de inovar e mostrar seus pontos de vista fica muito grande, pode acabar se tornando prepotente.

"Peixorão"

Sonhador, distraído e melodramático. Em muitos piscianos, essas características podem ser reais. Mas no caso de um pisciano não comprometido, isso se torna uma grande mentira. Peixes é a água mutável, que tem as emoções exacerbadas e a vontade de mudança. É aquele que está sempre em busca de experiências emocionais e sociais, deixando de lado as experiências materiais. Por isso, podem ser vistos como descompromissados, mas costumam perder prazos pessoais em nome das responsabilidades maiores. São muitos pisados pelos outros, mas conseguem ser bastante manipuladores, como todos os signos de água. Afinal, eles entendem o que está por trás da persona de cada um.