PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Sanguíneo, melancólico e mais: desvende o temperamento dos signos

Veja qual o temperamento correspondente ao seu signo - iStock
Veja qual o temperamento correspondente ao seu signo Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

13/12/2020 04h00

Que os signos têm ligação com os quatro elementos da natureza, todo mundo sabe. Mas esta não é a única associação que envolve os representantes do zodíaco. Eles também são classificados conforme tipos de temperamento, seguindo especificações do comportamento humano.

"Têm a ver com características que permeiam algumas atitudes e reações dos signos", resume a astróloga Vivi Pettersen. São apenas quatro categorizações: melancólico, colérico, fleumático e sanguíneo.

Os signos do elemento Terra são tidos como melancólicos e os de Fogo, coléricos. Enquanto isso, os signos ligados à Água são classificados como fleumáticos e, por último, os de Ar são chamados de sanguíneos.

No mapa astral

Trata-se de uma interpretação mais genérica, aceita e seguida pela maioria dos estudiosos da astrologia, já que a classificação exata é obtida com a análise do mapa astral de cada pessoa.

"Todos nós trazemos os 12 signos no mapa. Um signo com muitos planetas vai proporcionar essa leitura de temperamento", comenta a astróloga.

Por exemplo, se uma pessoa nascida no tempo de Aquário apresentar vários planetas em Sagitário no seu mapa astral, significa que ela carrega características do temperamento de Aquário e, também, de Sagitário.

O que há por trás da classificação

Resumidamente, podemos dizer que:

? Melancólico: menos ação, mais vontade

? Colérico: vontade em dobro

? Sanguíneo: mais vontade, menos ação

? Fleumático: menos ação

Os melancólicos

Touro, Virgem e Capricórnio (os de Terra) são eleitos representantes de tal temperamento. "Normalmente, são pessoas mais introspectivas, talentosas, teimosas, racionais, pragmáticas e persistentes", define a astróloga Vivi.

De acordo com ela, são vistos como os grandes estudiosos do zodíaco, pois têm raciocínio complexo e revelam tendência para o planejamento de vida de médio a longo prazo.

Os coléricos

Os nascidos nos meses de Áries, Leão e Sagitário (e ligados ao elemento Fogo) são pessoas cheias de energia e com muita vontade de realizar tudo o que desejam. "São práticas, ativas, decididas e independentes", comenta a astróloga.

Também trazem uma carga grande de liderança desde o nascer e são desenvolvedoras por natureza. Ainda são fortes nas opiniões próprias e bastante extrovertidas. "Gostam de aventuras e são altamente competitivas", acrescenta Vivi.

Os sanguíneos

Muita vontade de fazer, com riscos de pecar na hora de agir. Assim são vistos os signos de Gêmeos, Libra e Aquário (do Ar), que representam o comportamento sanguíneo. Apesar de serem comunicativos e extrovertidos, sempre necessitam de apoio para tomar decisões.

"Eles têm facilidade para se perder nas obrigações", aponta a astróloga. Mas nem por isso deixam de fazer algo que mais gostam, que é compartilhar as próprias ideias, graças à enorme força mental que apresentam.

Os fleumáticos

É um temperamento que tem relação com baixa energia e, também, pouca vontade. Os nascidos em Câncer, Escorpião e Peixes (da Água) são considerados fleumáticos e, por isso, têm dificuldades em se desenvolver de forma externa. "Eles demoram a reagir diante de uma situação. Mas quando caem em si possuem a força necessária para reagir", pontua Vivi.

Além do mais, são pessoas analíticas, ponderadas e criativas. Têm capacidade para fazer o que quiserem e se revelam perfeccionistas. Por outro lado, são muito dependentes emocionalmente, criando âncoras internas.

Alto Astral