Topo

PE: Jovem grávida de 5 meses denuncia agressão durante abordagem policial

Ailton Alves

Colaboração para o UOL, no Recife

02/12/2020 14h09

Emily da Silva, de 18 anos, está grávida de cinco meses e afirma ter sido agredida por dois policiais que realizavam uma abordagem na Comunidade do Pocotó, bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife. O caso aconteceu na última segunda-feira (30).

Ela estaria chegando em casa quando se deparou com o marido, um jovem de 16 anos, detido pelos policiais. Ao questionar o motivo da prisão, um dos policiais teria dado um murro na barriga dela. Emily reagiu e, segundo a vítima, foi o início de uma sequência de agressões.

Vídeos gravados por moradores mostram a confusão. Em um deles, é possível ouvir um tiro, que foi disparado por um policial para dispersar a confusão. Em outro, os policiais tentam imobilizar Emily dentro da viatura para algemá-la. Ela diz que um deles chegou a dar um "mata-leão" nela.

A jovem foi detida. Ao relatar dores e sangramentos, os policiais a levaram para uma Unidade de Pronto Atendimento. Ela diz não ter sido examinada corretamente.

"Os médicos me deram duas injeções lá que eu nem sei o que foi e mandaram eu ir embora. Mas não me explicaram se eu tive algo ou se o meu bebê está bem", disse. Emily foi levada para a delegacia de Boa Viagem e foi liberada, mas responderá por desacato.

Os moradores relatam que abordagens policiais são constantes na comunidade e que a maioria acontece de forma violenta.

"Eles chegam aqui, não respeitam ninguém. Acham que todo mundo que mora na comunidade é traficante. Nós somos trabalhadores e exigimos respeito", desabafa Emily.

Emily viatura PE - Reprodução - Reprodução
PM diz que Emily da Silva, de 18 anos, incitou agressões contra agentes durante abordagem
Imagem: Reprodução

A reportagem procurou a Polícia Militar de Pernambuco sobre o caso. Por meio de nota, a corporação afirmou que a abordagem aconteceu devido a uma denúncia de tráfico de drogas no local. E que, chegando ao local, "o efetivo visualizou três pessoas conversando num beco, dentre elas a gestante acompanhada do seu namorado menor de idade e um outro rapaz".

A nota diz ainda que, durante a abordagem, Emily teria começado "a incitar a população contra o policiamento, fazendo com que os populares partissem para cima do efetivo e a conduzida deferisse socos, chutes e mordidas nos policiais militares".

O jovem de 16 anos, que é companheiro de Emily, foi apreendido por tráfico de drogas.

Confira a nota da Polícia Militar na íntegra:

"Na tarde desta segunda-feira (30), policiais militares do 19º BPM receberam informações de populares que estava ocorrendo uma 'prestação de contas' relacionado ao comércio de tráfico de drogas, a uma mulher grávida, na Avenida Ernesto de Paula Santos, em Boa Viagem."

"Ao chegar no local, o efetivo visualizou três pessoas conversando num beco, dentre elas a gestante acompanhada do seu namorado menor de idade e um outro rapaz. Na abordagem, a mulher empreendeu fuga e gritou que não poderia ser presa por estar grávida."

"Os policiais conseguiram detê-la e diante disso a gestante começou a incitar a população contra o policiamento, fazendo com que os populares partissem para cima do efetivo e a conduzida deferisse socos, chutes e mordidas nos policiais militares. Diante dos fatos, a mulher foi contida e as partes foram levadas para a UPA da Imbiribeira e após alta médica foram conduzidas para a GPCA para adoção das medidas cabíveis."

"O menor foi apreendido por ato infracional a crime assemelhado a tráfico de drogas, o outro homem foi liberado e a mulher respondeu por desacato. Os policiais militares sofreram diversas escoriações e realizaram exame de corpo de delito."