PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

O que Marte e Saturno têm a ver com sua irritação? Astróloga explica efeito

Astrologia pode dar pistas do que está acontecendo com suas emoções; entenda - Getty Images
Astrologia pode dar pistas do que está acontecendo com suas emoções; entenda Imagem: Getty Images

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

22/10/2020 04h00

Marte, o planeta guerreiro, que representa a nossa capacidade de brigar pelo que queremos, está com tudo no céu. Desde junho, quando entrou em Áries, signo que é seu domicílio, o astro começou a brigar com os planetas em Capricórnio — Júpiter, Plutão e Saturno —, fazendo aspectos tensos e dissonantes. O resultado? Bloqueios e impedimentos para exercer nossa vontade pessoal.

"O ego basicamente está sendo impedido de realizar o que tem vontade. O aspecto tenso entre Marte e Saturno, em especial, é responsável por trazer muita frustração e irritação, além de possíveis acidentes. Na astrologia, dizemos que a sensação é de estar dirigindo um carro com o freio de mão puxado. Ou seja, o movimento não está livre, não flui", conta a astróloga Maria Eunice Sousa.

Marte retrógrado até novembro: mais dificuldades

Para completar, Marte fica retrógrado até o dia 13 de novembro, também em Áries. A sensação de "bater a cabeça contra a parede" se estende e o cenário fica um pouco mais difícil. Isso acontece porque a retrogradação, ou seja, a aparente movimentação contrária do planeta, altera sua expressão. "Quando um planeta retrograda, dizemos que suas manifestações são muito mais projetadas do que liberadas.

Marte retrógrado sugere um período em que nós temos mais dificuldade de expressar nossa vontade no mundo, de dizer o que queremos ou simplesmente ir atrás do que desejamos. Agosto e setembro já foram incendiários, literalmente, e agora em outubro Marte faz quadratura com Plutão, Saturno e Júpiter com um agravante: o Sol em Libra", diz a astróloga.

Outubro: o segundo mês mais tenso do ano

Sendo Libra o signo complementar a Áries, teremos o Sol em oposição ao astro guerreiro a partir do dia 13, um aspecto que merece muita atenção. Maria Eunice garante que, junto com março, outubro será o segundo mês mais tenso do ano. "É um mês realmente tenso. Tanto no sentido individual de cada pessoa, como no sentido da vida social e coletiva. Mesmo tendo o pico agora em outubro, o período tenso vai até janeiro de 2021", afirma.

Segundo a astróloga, é aconselhável entender, em primeiro lugar, que estaremos em um período muito mais suscetível a desentendimentos e brigas. O ideal é revelar bobagens e ver que não vale a pena esticar algumas discussões ou comprar brigas que não nos dizem respeito. "O ego fica muito frágil e a melhor ideia é não dar bola para o que mexe com nossos brios. Afinal, algumas situações podem sair completamente de controle."

Em segundo lugar, a movimentação de Marte também pode sinalizar problemas de poluição que deixam o ar pesado e promovem perdas de flora e fauna. "Áries é um signo de fogo, elemento de qualidades quente e seca. Isso sugere uma temporada em que o clima fica literalmente mais seco e quente. Não à toa estamos tendo um aumento significativo de incêndios ao redor do mundo. Mas a culpa é de Marte? Não, os planetas não causam nada, eles apenas simbolizam o que já está acontecendo dentro e fora de nós", explica Eunice.

Reveja princípios

Para além de frustrações e de bater a cabeça contra a parede, até o dia 23 de janeiro de 2021, teremos uma fase para repensar os nossos desejos individuais, em que seremos testados em vários níveis sobre nossas determinação e maturidade emocional. "Principalmente porque estamos em um contexto de destruição no mundo inteiro, que tem a ver, claro, com decisões governamentais. Mas como o nosso comportamento colabora com isso?", reflete a astróloga.

Até 2021

Saber que Marte é um astro presente de maneira incisiva desde março, com a chegada do Coronavírus no Brasil, e também nos eclipses que vivenciamos até aqui, nos mostra que é preciso coragem e garra para desconstruir aspectos destrutivos da nossa personalidade para, então, lidar com os aspectos tensos do mundo lá fora.

Vamos começar esse trabalho de autorreflexão? Veja abaixo as datas importantes que envolvem Marte até 2021.

Já aconteceram:

13/10 - Sol oposto a Marte

19/10 - Segunda quadratura a Júpiter

Ainda virão:

13/11 - Marte em movimento direto

17/12 - Saturno entra em Aquário

19/12 - Júpiter entra em Aquário

21/12 - Júpiter e Saturno em conjunção em Aquário

23/12 - Terceira e última quadratura a Plutão

Em 2021:

2/1- Marte sai da zona sombria de retrogradação

6/1 - Marte entra em Touro

13/1 - Terceira e última quadratura a Saturno

23/1 - Terceira e última quadratura a Júpiter

Alto Astral