Topo

Saturno em oposição e mais visível toda noite: que efeito terá em nós?

Planeta Saturno em oposição fará com que a gente se sinta impelido a lidar com os limites que a vida nos dá - getty images
Planeta Saturno em oposição fará com que a gente se sinta impelido a lidar com os limites que a vida nos dá Imagem: getty images

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

19/07/2020 04h00

Saturno estará chegando pertinho da Terra - e de Júpiter! Com toda sua face iluminada pelo Sol, o planeta estará mais brilhante e ficará visível durante toda a noite a partir do dia 20 de julho. Isso faz com que seus aspectos astrológicos sejam sentidos mais facilmente por nós. E, por se tratar de um planeta rígido e que cobra aprendizados e lições de casa, podemos esperar um momento de autocobrança de posturas.

O que esperar de Saturno em oposição: a partir de 20 de julho

"O objeto de estudo da Astrologia é a passagem dos planetas pelas casas zodiacais (que demarcam meridianos da Terra), e a relação entre os planetas durante essa caminhada. Indo um pouco além, pensando em questões de energia sutil, podemos dizer que várias situações serão postas a prova com Saturno na oposição e seremos impelidos a lidar com os limites que a vida nos dá, assim como com a necessidade de colocarmos os nossos próprios limites nas relações interpessoais", conta o astrólogo Brendan Orin, do Astrocentro.

Brendan explica que Saturno é o planeta do Tempo e ele costuma agir como um pai severo, podendo ser tradicionalista, duro em seus métodos e muito direto. Por outro lado, é ele o responsável por provocar as transformações que tanto precisamos. "Dessa forma, podemos entender que Saturno rege tudo aquilo que precisamos aprender a lidar e as experiências que acumulamos durante a vida, além de marcar grandes mudanças, términos de ciclo e afins."

Reciclar ou eliminar situações sem sentido

O astrólogo destaca que Saturno pode aparecer como um pai autoritário, que coloca tudo em seu lugar do jeito que acha melhor. Por isso, o momento pode ser de reciclar ou eliminar situações que não fazem mais sentido na nossa vida, ainda que não enxerguemos de fato a necessidade de transformação. Para facilitar esse processo, podemos fazer um balanço geral sobre aquilo que cultivamos diariamente. O que não serve mais, deve ser transformado. Afinal, transformações conscientes são menos dolorosas do que as inconscientes.

"Aquilo que é mantido sem necessidade atrasa a realização dos nossos desejos e o cumprimento das metas que nós mesmos estabelecemos. Também é uma boa fase para trabalhar os mais diversos aspectos da vida em relação à sociedade, já que Saturno fala de trabalho duro, tradicionalismo e reputação. É preciso, portanto, entregar tudo aquilo que que já deveria ter sido entregue ou encaminhado. Em especial para as pessoas de 27 a 30 anos (Saturno leva 28 a 29 anos e meio para dar uma volta em torno do Sol, retornando assim ao exato ponto em que estava no mapa natal da pessoa avaliada)", completa.

Panorama social

Por ser um planeta de influência social, podemos esperar alguma influência indireta de Saturno na sociedade. "O que acontece com planetas sociais é que eles influenciam uma grande quantidade de pessoas de maneira similar e, com isso, alteram o comportamento na sociedade. Para entender melhor, pense que Saturno muda de signo, mais ou menos, a cada dois anos e meio. Logo todas as pessoas nascidas nesse período lidarão com os mesmos aspectos saturnais durante a vida", explica o astrólogo.

Portanto, é bem possível que as pessoas se sintam mais inclinadas a agir de maneira responsável perante à sociedade, aumentando também o desejo de se desenvolver profissional e financeiramente. Considerado o planeta professor e observando o fato de que ele retorna para Capricórnio e volta a se encontrar com Júpiter em conjunção, o assunto responsabilidade estará em extremo destaque.

Segundo Brendon, Saturno é o regente de Capricórnio, signo que entre muitas coisas representa a velhice e a severidade da vida, além de tudo o que é construído com bases sólidas, mas de forma extremamente lenta. Júpiter, por sua vez, é o grande benéfico da Astrologia, concedendo boa fé, esperança e expansão a tudo o que toca.

Confronto com as próprias falhas

"Sendo assim, teremos um momento em que sentiremos o tempo passando devagar e que seremos frequentemente confrontados com as nossas próprias faltas. A parte difícil é que esses dois planetas estão, atualmente, em movimento retrógrado", diz.

Influência direta

Essa conjunção Saturno/Júpiter já vinha sendo tratada pela comunidade astrológica como um aspecto difícil.

"Em 2020, fomos obrigados a encarar problemas que há muito vinham sendo empurrados com a barriga, como a necessidade de olhar para o outro, de viver bem em comunidade, de cuidar da natureza (pois, afinal, sem ela não há possibilidade de vida). Saturno caminhou para Aquário, mas no movimento retrógrado, está voltando para Capricórnio, trazendo aí uma "segunda onda" dessa discussão filosófica, bem como das crises internacionais", adianta o astrólogo.

Como vai nos impactar

"Podemos dizer que áreas como tabus familiares, trabalho, negócios e relações internacionais serão afetados", crava Brendon, que afirma que, de uma forma geral, todos seremos impactados (em especial onde temos Saturno no mapa natal. Porém, podemos dizer que a intensidade será maior para os signos regidos por Saturno e por Júpiter, além de seus opostos. São eles: Capricórnio, Aquário, Peixes e Sagitário, e numa menor escala (por serem os respectivos opostos), Câncer, Leão, Virgem e Gêmeos.