Topo

Aplicativo Magalu traz botão para denunciar casos de violência doméstica

Segundo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, houve aumento de 37,6% no número de denúncias em abril - Alikaj2582/iStock
Segundo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, houve aumento de 37,6% no número de denúncias em abril Imagem: Alikaj2582/iStock

Do UOL, em São Paulo

28/05/2020 13h33Atualizada em 28/05/2020 13h50

As denúncias de violência doméstica entre janeiro e abril tiveram alta de 14,1% se comparadas ao mesmo período de 2019. O mês de abril sozinho apresentou crescimento de 37,6%, segundo dados do governo federal. As denúncias contabilizadas são dos canais disque 180 e disque 100, que foram unificados.

Porém, muitos casos de violência ainda não são denunciados. Um dos motivos se deve ao fato de, muitas vezes, a mulher estar no mesmo ambiente que o agressor e não conseguir sair de casa por conta da quarentena.

Para permitir que denúncias sejam feitas de forma silenciosa, o Magazine Luiza incluiu no aplicativo de compras Magalu um botão para denunciar casos de violência contra a mulher. A funcionalidade já é antiga: começou a ser implementada em março de 2019. Mas, com o aumento de casos de violência doméstica durante a pandemia de coronavírus, a rede de lojas usou as redes sociais para reforçar a possibilidade de uso desse canal.

Para realizar a denúncia, é preciso acessar o aplicativo e ir em Sua Conta. Depois, basta clicar em Denuncie Violência Contra Mulher. O botão está conectado ao canal de denúncias 180, do governo federal.

"Finja que vai fazer compra no app Magalu. Lá tem um botão para denunciar a violência contra a mulher", indica a personagem virtual da empresa.

Segundo Luiza Trajano, presidente do Conselho da rede varejista, houve aumento no número de uso do botão nos meses de abril e maio. "O crescimento do número de denúncias foi de quase 400% em relação ao mesmo período de 2019", contou ao jornal O Estado de S. Paulo.