Topo

Camilla Parker denuncia violência doméstica: 'É problema de todo mundo'

De Universa, em São Paulo

06/03/2020 14h23

Camilla Parker-Bowles usou a abertura do Women of the World Festival, em Londres (Reino Unido) para denunciar a violência doméstica, A mulher do príncipe Charles também lançou uma hashtag para debater o tema: #everyonesproblem ("problema de todo mundo", em tradução livre).

"É um prazer ser presidente do festival, mas também estou aqui como uma mulher nos meus 70 anos, que, como qualquer idosa 'tecnofóbica', não está sempre familiarizada com as gírias usadas pelos jovens", explicou ela. "Mas eu conheço as hashtags! Aqui vai minha primeira: #everyonesproblem. A violência doméstica é problema de todo mundo, e a solução também precisa ser".

Durante o discurso, a duquesa da Cornualha ainda falou sobre um dos aspectos mais devastadores da violência doméstica: o quanto é difícil identificá-la nos relacionamentos daqueles a nossa volta.

"A caridade começa em casa, mas a violência também. Três quartos da violência contra as mulheres acontece no local onde ela deveria se sentir mais segura: seu próprio lar", comentou.

"Só imagine: uma em cada quatro mulheres neste país vai sofrer violência doméstica em sua vida. Uma em cada quatro", disse. "Eu sinto como se fosse quase impossível imaginar que qualquer uma das minhas amigas possa estar vivendo sob esta ameaça horrível sem que eu saiba, mas este é o poder do controle coercivo e da violência dentro de casa".

"[A violência doméstica] é caracterizada pelo silêncio. Silêncio daqueles que sofrem, silêncio daqueles ao redor da vítima, e silêncio daqueles que cometem o abuso", definiu ainda.

O Woman of the World Festival tem o objetivo de "celebrar mulheres e garotas, conscientizando o público sobre os problemas que as impedem de alcançar o seu potencial, e discutindo sobre soluções juntos".