Topo

Isis lamenta polêmica por foto amamentando: "Minha família foi agredida"

Isis Valverde durante o Encontro com Fátima Bernardes - Reprodução/Globo
Isis Valverde durante o Encontro com Fátima Bernardes Imagem: Reprodução/Globo

De Universa, em São Paulo

18/12/2019 12h34

Isis Valverde participou do Encontro com Fátima Bernardes de hoje e, além de falar de violência doméstica, desabafou sobre a polêmica acerca de uma foto em que aparece amamentando o filho Rael, de 1 ano, publicada na semana passada.

Ela contou que, no início, quando as críticas começaram a aparecer, ela chegou a pensar que estava errada por compartilhar o clique.

"Eu me senti fragilizada, afinal eu fui agredida, minha família foi agredida. Eu sou mãe de primeira viagem, todo mundo sabe como amamentar é uma coisa difícil", desabafou. "No começo eu fiquei arrependida de ter postado, fiquei pensando 'nossa, eu expus o meu filho'".

Isis celebrou o fato de que a ocasião acabou gerando um "movimento grandioso" de mulheres pelo direito de amamentar em público.

"Estavam induzindo as pessoas a olhar para uma criança com um olhar sexual", criticou. "Mas de repente eu vi mulheres tirando o peito para fora e me mandando fotos amamentando o filho, falando 'estamos com você'. Aí eu pensei: 'Não vou apagar foto nenhuma'".

Ela comentou com bom humor sobre um episódio que viveu ao alimentar Rael em um aeroporto.

"Uma mulher ficou me olhando feio e perguntou 'você vai dar de mamar aqui?'. Claro, vou dar de mamar onde? Pendurada no teto? É alimento, nosso seio foi feito para isso", afirmou.

Isis fez questão de reforçar que amamentar é natural: "Amamentação é um ato de amor. E no amor não existe maldade, não existe nada ruim".

Seu discurso recebeu o apoio da plateia do Encontro: em votação, 94% do público presente disse que não se incomoda ao ver uma mulher amamentando em espaço público.

Cada vez mais famosas têm levantado a bandeira da amamentação pública e compartilhado fotos em que alimentam seus bebês nas mais diferentes situações.

Gisele Bündchen, por exemplo, já foi clicada dando de mamar para a filha, Vivian, enquanto se preparava para um ensaio de fotos; as modelos Chrissy Teigen e Candice Swanepeol, por exemplo, fizeram o mesmo durante as férias na praia ou na piscina. Relembre:

Maternidade

Também no Encontro de hoje, Isis Valverde lembrou o momento em que descobriu que estava grávida.

"Eu deitei no chão e pensei 'não consigo, como eu vou parir? Vou ser uma péssima mãe'", lembrou. "A minha mãe falou 'parou o surto, se acalma e vamos conversar'. Ela gritava no telefone de alegria e eu gritava de tanto chorar".

Essa não é a primeira vez que a atriz de 32 anos abre o jogo sobre as dificuldades da maternidade — desde que Rael nasceu ela tem falado sobre as pressões que caem sobre a mulher, a relação entre os filhos e a vida profissional e, principalmente, sobre a importância de compartilhar todas as tarefas com o pai da criança.

Também na semana passada, ela publicou um relato sobre a culpa de perder momentos importantes do desenvolvimento do filho.

"A cada mês que passa meu bebê cresce mais um pouco e nem sempre estou por perto para ver suas primeiras vezes. A cada noite fora sinto a cama vazia e muitas vezes não pego no sono", escreveu.

Ao longo do relato, Isis lembrou, por exemplo, que não estava presente da primeira vez que o menino disse "mamãe".

"Hoje me flagrei espionando o rolo de câmera, para ver o quanto você cresceu meu filho. E me entristeceu ver um vídeo onde ele disse mamãe, sendo que eu nem estava lá pra ouvir. Falam que faz parte! Espero que o tempo me ensine a lidar com tudo isso, com toda esta profundidade que quase me estoura por dentro", desabafou, na legenda de uma foto em que Rael aparece com o pai.