Topo

Funcionário de ministério da França drogava mulheres para vê-las urinar

Imagem meramente ilustrativa - Getty Images
Imagem meramente ilustrativa Imagem: Getty Images

De Universa, em São Paulo

11/11/2019 10h35

Um alto funcionário do Ministério da Cultura da França foi acusado de drogas mulheres com diuréticos para vê-las fazer xixi. De acordo com a BBC, fontes judiciais disseram que o homem, cuja identidade não foi revelada, foi acusado de agressão sexual envolvendo mais de 200 mulheres.

As agressões teriam ocorrido entre 2009 e 2018 quando as mulheres participavam de entrevistas de emprego no ministério. O homem também é acusado de tirar fotos das pernas das mulheres sem consentimento.

De acordo com o jornal francês Libération, cinco mulheres relataram que lhes era oferecido chá ou café durante as entrevistas. Em seguida, eram levadas para um tour em locais históricos perto da sede do ministério em Paris.

Com muita vontade de urinar por causa dos diuréticos que tomavam sem saber, as mulheres relataram que o homem as levavam para perto do rio Sena e se oferecia para protegê-las com o casaco enquanto se aliviavam embaixo de uma ponte. "Urinei no chão, quase aos pés dele. Me senti humilhada e envergonhada", disse uma delas.

Ainda segundo o jornal, o funcionário mantinha um registro dos casos numa planilha de Excel. O caso veio à tona quando uma mulher pegou o funcionário fotografando suas pernas debaixo da mesa e fez uma denúncia aos seus superiores.

Em seu computador, a polícia encontrou detalhes dos ataques. Ele foi suspenso em outubro do ano passado e demitido três meses depois, quando uma investigação foi aberta pela promotoria de Paris.

O ministro da Cultura, Franck Riester, disse à rádio Europe 1 ter ficado "chocado" com o "caso maluco de um pervertido".