Topo

Rejuvenescimento das mãos: como tirar manchas e amenizar veias?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Paula Roschel

Colaboração para Universa

31/10/2018 04h00

Pescoço e colo merecem atenção quando o assunto é envelhecimento precoce, mas o tempo também parece mais acelerado na região das mãos. Especialistas explicam o porquê de tal fenômeno e mostram duas saídas recentes - e em alta - para incômodos corriqueiros da área, como veias saltadas e arroxeadas ou manchas marrons, que são conhecidas também como mancha senil.

Sob o sol

É mais fácil lembrar da proteção solar para rosto com a aproximação de dias mais quentes; porém isso não ocorre com a mesma frequência em relação ao cuidado com a pele das mãos. E é aí que mora o problema:

Veja também

"O dorso das mãos envelhece mais rápido porque está exposto o tempo todo e as pessoas não se lembram de passar protetor solar ali. Além disso, é uma área com muita flexibilidade, por isso as rugas também tornam-se acentuadas com o tempo", informa Lourenço de Azevedo Lima, dermatologista de São Paulo membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

E quando já está instalado, o que é possível fazer é recorrer a peelings, preenchimentos e bioestimuladores de colágeno para rejuvenescer. Listamos aqui alguns exemplos.

Preenchimento e bioestímulo de colágeno

O que está em alta nos consultórios dermatológicos para amenizar veias saltadas com coloração intensa são preenchimentos com esferas de material biodegradável, que incrementam volume perdido com o passar dos anos, somados aos bioestimuladores de colágeno, para aumentar firmeza: 

"O método foi estudado há anos pela medicina e consiste na aplicação da hidroxiapatita de cálcio junto com um gel de carboximetilcelulose, que dá consistência ao produto. O material tem tom esbranquiçado que ajuda a esconder a cor das veias", explica o dermatologista Lourenço de Azevedo Lima. "Com o tempo, será removido pelas células de defesa, mas uma produção de colágeno será estimulada. O tratamento melhora a consistência da pele, o volume perdido das mãos e os vasos ficam menos visíveis", completa.

A manutenção periódica é feita anualmente e, dependendo do caso, até três aplicações são necessárias para obter o resultado satisfatório de veias minimizadas. Além da hidroxiapatita de cálcio, o ácido polilático pode ser usado para preencher a região. Se as veias não forem protuberantes, o ácido hialurônico entra em cena - também injetável - para melhorar apenas a perda da firmeza da pele. 

A aplicação de preenchedores e bioestimuladores podem ocasionar hematomas, porém o protocolo, se realizado por médico habilitado, não oferece riscos exagerados: 

"Eles são compostos por substâncias presentes em nosso organismo, por isso o risco de haver incompatibilidade ou sensibilidade aos produtos é pequena", descreve Lucho Montellano, cirurgião plástico do Rio de Janeiro e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Manchas Senis

Mesmo dando um aspecto de mãos mais jovens, o preenchimento não consegue atuar em outra queixa recorrente: as manchas senis. Nesses casos o ideal é partir para tratamentos com laser, luz pulsada e peelings, que é o método mais popular:

"As mãos também sofrem com o processo de envelhecimento e sua pele fica mais flácida e manchada. Os peelings são ácidos com propriedades de renovação da pele que servem, inclusive, para retirar essas manchas", comenta Valéria Marcondes, dermatologista membro da Academia Americana de Dermatologia, de São Paulo. "Praticamente todos os peelings que são feitos no rosto podem ser feitos nas mãos. Um dos mais usados é o de ATA (ácido tricloroacético), que pode ser líquido ou em pasta e que garante uma distribuição homogênea na região a ser tratada. O resultado é uma descamação, promovendo renovação celular e o clareamento da mão", esclarece Valéria.

A mancha senil, cientificamente conhecida como melanose actínica, é um transtorno de pigmentação que aparece após ação cumulativa da luz solar sobre a pele, ou seja, através de anos de exposição. Estudos científicos já apontaram que tal peeling quando aplicado em pasta parece clarear mais intensamente a pele, porém esse mesmo tipo aumentou a incidência de efeitos adversos. Para saber qual a melhor opção para seu caso - se pasta ou líquido - um médico deve ser consultado. E nunca tente fazer o procedimento em casa, pois o risco de queimadura profunda é grande, já que existem concentrações distintas para o ácido tricloroacético.

O peeling de ATA para mãos não tira o paciente de suas atividades diárias, porém pode ocasionar sensação de ardência durante aplicação e momentos seguintes. Para que o tratamento tenha sucesso, após finalizado o protocolo, é necessário tomar extremo cuidado com a proteção da área, principalmente com uso em abundância de protetor solar.
 
Especialistas indicam passos para evitar o envelhecimento precoce das mãos:

  1. Uso constante de protetor solar. Muitos passam no rosto e esquecem do pescoço colo, braços e mãos;
  2. Se for manipular produtos químicos, inclusive para limpeza doméstica, utilizar luvas;
  3. Usar hidratante nas mãos, principalmente após lavá-las. 

Preenchimento e bioestimulação de colágeno nas mãos

O que é? Injeção de substância que induz a formação de colágeno local, melhorando a qualidade da pele, diminuindo a flacidez e dando um aspecto mais jovem. Ele pode ou não ter efeito de preenchimento, para amenizar veias.
Resultados esperados: Pele mais firme e aspecto rejuvenescido da região tratada.
Duração: 30 minutos por sessão.
Quantidade de sessões: Até três, dependendo do número e calibre dos vasos.
Contraindicação: Contraindicado para gestantes, pessoas com feridas na pele das mãos e com doença autoimune.
Manutenção: A cada 12 meses.
Valor da sessão: a partir de R$ 1800.

Peeling para mãos

Resultados esperados: Diminuição ou total desaparecimento de manchas senis de tom marrom.
Duração: Depende do número de manchas, mas gira em torno de 15 minutos.
Quantidade de sessões: Normalmente numa única sessão é registrado bom resultado.
Contraindicação: Ele não é indicado para diabéticos, pessoas com herpes ativas, gestantes e lactantes. Também não é indicado para peles negras, já que pode ocasionar manchas em fototipo alto.
Manutenção: Não é necessário repetir o procedimento, a menos que as manchas voltem a aparecer.
Valor da sessão: a partir de R$ 300.