Topo

Rotina de beleza das coreanas tem 10 passos; veja como adaptar ao Brasil

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Monique Garcia

Colaboração para Universa

10/05/2018 04h00

Conhecidas pela pele viçosa, as coreanas seguem uma rotina rigorosa, focada nos cuidados com o rosto. Para conquistar o resultado delas, é preciso investir em tempo, dinheiro e paciência: o ritual envolve dez passos com diferentes produtos para limpar, hidratar e proteger a cútis.

Cada um tem suas particularidades: enquanto alguns se repetem dia e noite, outros são colocados em prática em apenas um desses períodos. E nem todos são feitos diariamente. A seguir, contamos os segredos por trás da beleza delas e como adaptar essa rotina ao dia a dia das brasileiras: 

Veja também

1. Limpeza à base de óleo

A limpeza é dividida em duas fases e combina produtos de diferentes texturas para uma lavagem mais eficiente. Nesta primeira, os protagonistas são os óleos de limpeza, usados à noite, antes de dormir. Quando massageados no rosto, dissolvem e removem resíduos de poluição, filtro solar e até as mais resistentes maquiagens com delicadeza. Não tem o produto? O demaquilante bifásico é uma boa alternativa para tirar a maquiagem.

2. Limpeza à base de água

Na segunda fase, são usados produtos com fórmulas suaves -- como mousses, géis e espumas de limpeza sem sabão. “Eles garantem a remoção dos resquícios do óleo de limpeza, evitando que a pele fique com aspecto gorduroso”, explica o dermatologista Abdo Salomão, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Esse protocolo é seguido pelas coreanas à noite, para completar a limpeza dupla, e de manhã, como primeiro e único passo -- nesse período do dia, a limpeza a óleo está dispensada.

3. Esfoliação

Elimina as células mortas e promove limpeza profunda, que desobstrui os poros e revela uma pele mais uniforme, macia e radiante. Também turbina a absorção dos produtos que vêm na sequência. O que não pode é se empolgar e usar o esfoliante além da conta: “Uma ou duas vezes por semana é o limite, de acordo com cada tipo de pele”, avisa o dermatologista Jardis Volpe, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

4. Tônico

As asiáticas usam esse produto de dia e à noite para complementar a limpeza e equilibrar o pH da pele, que sofre variações por conta de fatores como clima e maquiagem. Além disso, ela ganha tônus e vitalidade. Para Jardis Volpe, o tônico é útil para brasileiras de peles mistas ou oleosas. “Ele limpa os poros e remove o excesso de sebo”, comenta. Por outro lado, é totalmente dispensável para quem tem pele normal ou seca, segundo o médico.

5. Essência

O principal item da rotina de beleza das coreanas ainda não é tão conhecido por aqui: a essência tem fórmula especial e diferenciada, como uma loção aquosa (algo entre um tônico e um sérum). De uso diurno e noturno, tem alta concentração de ativos que hidratam, reparam, aumentam a elasticidade e renovam as células da pele. Também prepara o rosto para receber o hidratante. Mas dá para viver sem -- o produto pode funcionar como um “mimo” para a pele após um dia cansativo. 

6. Tratamento

Esse é o momento em que as coreanas escolhem séruns e boosters para cuidar de questões específicas, como manchas, rugas, poros dilatados, acne... Enquanto o primeiro age nas camadas mais profundas da derme com ativos concentrados, o segundo é ideal para dias em que a pele precisa de um SOS. Basta adicionar algumas gotinhas no sérum e a mágica acontece!

7. Máscaras de papel

Também conhecidas como sheet masks, têm se tornado cada vez mais populares. Elas são descartáveis e ficam embebidas em ativos variados: podem ser hidratantes, clareadores, calmantes, desintoxicantes... Vale usar uma ou duas vezes por semana, por 20 minutos. “É uma boa maneira de manter os ativos em contato com a pele por mais tempo e aumentar sua penetração”, observa Abdo Salomão. E dá pra turbinar ainda mais o efeito: “Depois de tirá-la, aproveite o restinho de produto que ficou no rosto para massageá-lo”, completa Jardis Volpe.

8. Creme para olhos

A região é bastante sensível e delicada, e as coreanas fazem questão de usar diariamente creminhos específicos para hidratar, atenuar olheiras e linhas de expressão, para um olhar renovado e luminoso. A dica é aplicar com o dedo anelar -- é mais fraco e, por isso, faz menos pressão -- em movimentos circulares e suaves de dentro pra fora: isso ajuda a ativar a microcirculação sanguínea, reduzindo o inchaço.

9. Hidratação

O hidratante reabastece o estoque de água da pele e devolve o aspecto saudável e luminoso. Nesta etapa, opta-se por uma versão compatível com cada tipo de pele. No geral, as mistas e oleosas costumam se comportar melhor com texturas em gel, enquanto as secas têm sede de fórmulas mais concentradas e cremosas. As sensíveis, por sua vez, pedem produtos livres de fragrância e com ação calmante. Use todos os dias!

10. Protetor solar

As coreanas nem pensam em colocar o rosto pra fora de casa antes de passar filtro solar -- hábito que vale repetir por aqui. O protetor é protagonista na prevenção do câncer de pele, do envelhecimento precoce e de manchas. E assim o ritual é finalizado... Ufa!

Ok, mas na prática...

Os dermatologistas concordam que o ritual coreano demanda muito tempo e não precisa ser seguido à risca pelas brasileiras. Pelo contrário: ele pode ser bastante abreviado para facilitar o dia a dia. “Cada pele tem necessidades diferentes, não é receita de bolo”, pondera Abdo Salomão. O ideal seria priorizar cuidados básicos: “As etapas obrigatórias incluem limpeza diária do rosto, hidratação e nutrição de acordo com o tipo de pele e uso do protetor solar”, afirma Jardis Volpe.