Topo

Homens contam como é não ter barba em um mundo de barbudos

Pablo Weber é maquiador e prefere o rosto lisinho no dia a dia - Lucas Lima/ UOL
Pablo Weber é maquiador e prefere o rosto lisinho no dia a dia Imagem: Lucas Lima/ UOL

Carol Salles

Colaboração para o UOL

17/11/2016 07h00

Faça um teste: olhe as fotos do perfil dos seus amigos do Facebook e descubra quantos deles não usam barba. Spoiler: há boas chances de serem minoria. Do estilo lenhador aos modelos meticulosamente desenhados, os homens aderiram em massa à moda. Mas como ficam aqueles que, por genética, gosto pessoal ou até exigência profissional não têm pelos no rosto?

Pablo Weber, 38 anos, maquiador
“Já deixei a barba crescer, mas tirei. Primeiro porque me incomodava, coçava. Segundo por causa da minha profissão: sou maquiador e acho importante ter a cara 'limpa'. Minhas clientes, inclusive, comentam que não gostam do look lenhador. Elas preferem barbas mais ralinhas ou por fazer. Então, para ter barba, é preciso cuidar, ir ao salão a cada 15 dias para desenhar. Dá trabalho. No meu caso, passo a lâmina uma vez por semana e pronto.”

Gio Paollo, 46 anos, empresário
“Eu nunca tive pelos no rosto e, até certa idade, gostava disso. Mas, conforme fui ficando mais velho, comecei a querer ter barba. As pessoas acham que sou mais novo do que realmente sou, e, para o meu trabalho, isso não é bom. A barba impõe respeito, deixa você com aparência um pouco mais velha e isso é associado a mais responsabilidade. Uma vez estava numa grande empresa de telefonia esperando uma reunião quando um executivo me abordou e perguntou se eu também estava esperando o Gio Paollo. Se pudesse, eu deixaria crescer, mas infelizmente eu não tenho essa sorte.”

Personagem Gabriel Cruz Homem sem Barba - Materia Beleza - Lucas Lima/ UOL - Lucas Lima/ UOL
Gabriel Cruz, assessor de imprensa
Imagem: Lucas Lima/ UOL
Gabriel Cruz, 27 anos, assessor de imprensa
“Meu pai tem cavanhaque, meu padrasto deixa a barba crescer no inverno. E eu passei boa parte da minha vida esperando a minha crescer também. Cheguei a tentar estimular o nascimento dos fios passando a lâmina duas vezes por semana no rosto, mas não funcionou. E hoje se acentuou esse meu gosto porque realmente está na moda. Então, diria que, mais do que nunca, eu gostaria de ter. Por outro lado, nunca levei um fora porque não sou barbudo e também nunca senti pressão nesse sentido. Noto que em aplicativos de relacionamento as meninas colocam no perfil que preferem homens barbudos. Mas eu acho que tenho outros diferenciais. A gente tem que se aceitar.”
 

Antonio Luiz Vilas Boas Marin, 31 anos, analista de comunicação.
“Eu tenho só uma pelugem fininha, mas não teria barba grande nem se ela crescesse. Não combina comigo, acho que ficaria com cara de largado. Fora que ia rolar uma preguiça de cuidar. Muitos dos meus amigos, depois que virou moda, aderiram. Acho que tudo que é tendência ou considerado 'descolado' faz sucesso no início, inclusive entre as mulheres. Mas não é pra mim.”                
 
Breno Oliveira, 24 anos, estudante de Cinema
“Desde pequeno eu ouço que homem que é homem tem que ter barba. Só que, comigo, não aconteceu. Tenho amigos que descobriram um time americano de beisebol cuja música-tema é sobre barba, e eles usam isso para tirar sarro de mim. Hoje eu dou risada, mas quando eu era mais novo, era complicado. Postar fotos nas redes sociais era uma preocupação. Muitas meninas com quem eu saí falavam que preferiam os barbudos. E, embora elas estivessem lá, comigo, é claro que isso me deixava receoso. Hoje, eu não sinto mais vontade de ter. Sofri tanto bullying que acredito que não preciso disso.”
Thiago Rocha, apresentador - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Thiago Rocha, apresentador
Imagem: Reprodução/Facebook
 
Thiago Rocha, 34 anos, apresentador do programa "Tá Sabendo?", da Rede TV
“Sou apresentador de TV e, embora tenha bastante pelo no rosto, só deixo a barba crescer nas férias. Gostaria de usar, mas acho que mexe muito com a imagem. Em 15 anos de carreira, nunca me viram com barba no ar. Além disso, é mais fácil de manter um padrão. Mas raspo o rosto todos os dias, e isso maltrata bastante a pele, que fica vermelha, irritada. Uso hidratante e pós-barba para acalmar. Por isso, quando tiro férias e os pelos crescem, tenho sensação de liberdade.”