Topo

Fãs de barbas compridas podem manter o look em casa com dicas fáceis

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

01/03/2016 07h00

A barba comprida é um hit indiscutível. Porém, para mantê-la bonita e saudável, é preciso cuidados especiais. O barbeiro Alex Peres, do Retro Hair (SP), ensina os truques para quem não larga mão da barba longa, mas não quer bater ponto no salão toda semana.

Antes do comprimento
Para começar, é importante pentear os fios para desembaraçar e entender o caimento. O bigode deve ser penteado para baixo e puxado do meio para fora para aparar as pontas e conseguir um caimento mais natural. Ainda fora do comprimento da barba, use o barbeador para aparar a região das costeletas.

Não descuide da pele
Como em barbas curtas ou para a cara limpa, é importante aplicar sempre um esfoliante para limpar os poros e evitar alergias. Assim como o uso da tradicional toalha morna, que abre os poros e relaxa a pele. Outra dica comum a todos os tipos de barba é usar a navalha ou gilete com uma lâmina, para evitar irritações. Uma vantagem da barba longa, é não ter a necessidade de passar lâmina no pescoço. Ou seja, menos chance de irritar a pele

Óleo só nos pelos
Como a pele masculina é naturalmente mais oleosa que a feminina, uma recomendação é aplicar um hidratante "oil free" e passar óleo somente nas pontas e nunca próximo a pele, pois o contato direto pode criar espinhas e tornar a pele ainda mais oleosa.

Finalização
Para deixar a barba do formato que você preferir, basta secar a barba com um secador com vento frio e utilizar um pente para modelar a barba e o bigode. É a hora para tirar os fios que estejam fora do lugar. Ao final, aplique uma pomada para fixar somente nos fios.