3 cuidados simples e diários garantem careca macia e cheirosa; veja quais
É simples e barato manter uma careca cheirosa, com brilho na medida certa e que desperta nas pessoas a vontade de tocá-la para conferir se é mesmo macia. O UOL Beleza consultou especialistas e te conta três cuidados básicos, mas diários, para garantir um lugar no time dos carecas estilosos como os atores Bruce Willis, Vin Diesel e o ex-jogador de futebol Zinédine Zidane.
Limpeza
Para eliminar o acúmulo de poluição, sebo, células mortas, sujeira e micro-organismos que se alimentam do suor causando o mau cheiro, não basta lavar a cabeça com água; é necessário apelar para um cosmético. “É importante lavar a cabeça com xampu de uso diário ou neutro, enxaguar com água morna ou fria e não esfregar muito a toalha na hora de secar”, ensina a dermatologista Valéria Campos, de Jundiaí (SP). Sabonete facial e espuma de limpeza suave também podem ser usados na rotina de higiene, que ajuda no controle da oleosidade, principal causa do aparecimento de caspa.
Hidratação
O couro cabeludo fica muito exposto à radiação ultravioleta, que deixa a careca ressecada, opaca e áspera. “Para prevenir, beba bastante líquido ao longo do dia e espalhe, após o banho, um hidratante facial em toda a cabeça”, diz a dermatologista Aline Vieira, do Rio de Janeiro (RJ). Escolha o tipo de produto, que pode ser loção, sérum ou oil-free, de acordo com as suas necessidades.
Segundo a dermatologista Valéria Campos, higiene e hidratação costumam combater a oleosidade excessiva. “Para casos especiais, costumo indicar um primer para pele oleosa seguido por uma camada fina de pó translúcido fosco. Aplique com um pincel grande, da parte da testa em direção à nuca para o resultado ficar natural e não revelar o truque”, ensina.
Proteção
O protetor solar deve ser aplicado sobre o hidratante, ter fator de proteção 30, no mínimo, e ser reaplicado a cada duas horas, especialmente para quem trabalha ao ar livre. “O cosmético ideal é o facial e específico para pele oleosa”, diz a dermatologista Renata Roxo, da clínica Dermagrupo, no Rio de Janeiro (RJ). “Chapéu e boné feitos com tecido UV e telas que facilitam a circulação do ar também são bem-vindos. Mas é importante lavá-los regularmente, pois a cabeça transpira bastante e o ambiente úmido favorece a proliferação de fungos e bactérias”, completa a médica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.