Topo

"Beyoncé tem apostado em looks mais naturais", diz maquiadora da cantora

Beyoncé na edição 2015 do Grammy Awards - Getty Images
Beyoncé na edição 2015 do Grammy Awards Imagem: Getty Images

Patrícia Colombo

Do UOL, em São Paulo

06/07/2015 19h27

Ela já trabalhou com o renomado fotógrafo Helmut Newton e foi responsável por assinar a beleza de nomes como Madonna, Cher e Elizabeth Taylor, entre tantas outras celebridades de peso em diversas ocasiões. Há dez anos -- e após 37 videoclipes -- estabelece parceria com uma das mais importantes cantoras do pop atual, Beyoncé, acompanhando sua transformação ao passar do tempo. "Ela está cada vez mais apostando em uma maquiagem leve e natural", revela Francesca Tolot, em entrevista ao UOL Beleza durante sua passagem por São Paulo para a abertura da nova loja da M.A.C. Segurança da maturidade? "Acredito que sim. Ela definitivamente se sente mais confortável agora."

É fato que no começo de sua carreira solo, em 2003, as celebridades todas apostavam em looks mais pesados, sobretudo com cobertura de base que parecia uma verdadeira argamassa na pele. Com a valorização da aparência cada vez mais natural tão discutida atualmente, dá para entender o porquê de Bey apostar no look --a exemplo de sua aparição no vídeo "Bitch, I'm Madonna", da rainha do pop, em que ela surge rapidamente com um visual clean, parecendo que tinha acabado de acordar (sim, e perfeita, como a própria canta em "Flawless").

A gente até pede para Francesca revelar os defeitinhos e truques de beleza que ela costuma aplicar na cantora (afinal de contas, ela é linda, mas também humana como todas nós). Contudo, além de maquiadora, ela é também amigona de longa data, jurando de pé juntos que cuidar da make de Beyoncé dá pouquíssimo trabalho. "Ela é linda. Tem essa coisa toda de ser perfeita, mas é o que ela é! Ela vai fazer o quê? (risos)"

A diferença entre make amigo e inimigo
Se ela não revela as imperfeições de suas clientes famosas, pelo menos assume uma tendência de beleza que acha um erro: contornos --aqueles em que Kim Kardashian investe exageradamente.

"Eu acho uma loucura fazer e ensinar [para quem é leigo]. Não fica natural, não funciona no dia a dia. Não compreendo como isso se tornou uma obsessão internacional", comenta. "Talvez funcione para uma ou outra foto. Vai ver as pessoas fazem para tirar suas selfies (risos). Ainda assim não entendo porque não vejo necessidade alguma."

Dentro da discussão se a maquiagem é necessária para a beleza da mulher, Francesca diz que adora looks leves, mas pontua que os itens estão aí para que as pessoas possam brincar e tentar coisas diferentes. "Por que não se divertir? Depois é só lavar o rosto. Maquiagem não deve ser algo assustador. A única coisa, no entanto, é usá-la com consciência. Tomar cuidado para não ficar ridícula com exageros."

Para peles mais maduras, ela recomenda a redução da quantidade de produtos, como fez Liz Taylor, que, conforme foi ficando mais velha, acabou paulatinamente diminuindo a camada de pó e base até usar praticamente nada dos itens. "Trabalhamos juntas por três décadas, então acompanhei o processo dela. Em seus últimos anos, aplicávamos maquiagem somente em manchas e algumas imperfeições", revela. "Nos olhos, algo um pouco mais pesado. E ela amava combinar a cor da sombra com a cor de seus vestidos (risos)."

Evitando falhas de beleza
No papel de maquiadora profissional, é fácil ter olhar afinado para vacilos comuns cometidos do dia a dia de mulheres normais ao red carpet estrelado -- e é longa a lista de celebridades que já caíram em péssimas mãos e pagaram mico no tapete vermelho.

"Antes de mais nada é sempre bom não se deixar levar pelas tendências, porque elas não necessariamente ficarão bem em você. Encontre os aspectos que te favoreçam." A seguir, Francesca cita algumas dicas para ficar atenta na hora da produção.