PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Previsão 2014: experts anunciam tendências em make, unhas e cabelos

Carol Salles

Do UOL, em São Paulo

26/12/2013 07h10

Quem é que nunca teve vontade de ter uma bola de cristal para prever o que vai acontecer nos próximos dias, meses ou anos? Pois os "bureaux" de estilo são quase isso – o trabalho deles é detectar tendências em várias áreas, da moda ao comportamento, passando por design e estilo de vida. Para saber quais serão as tendências mais importantes em beleza em 2014, o UOL Beleza conversou com experts de dois deles – Camila Toledo, diretora de tendências do Stylesight no Brasil e Theresa Yee, editora de beleza do WGSN na Inglaterra –, que revelaram quais suas apostas.

MAQUIAGEM

O foco será nos olhos. "Veremos diversos estilos de traços feitos com delineador, inclusive o estilo gatinho, ou sombras tomando toda a pálpebra", aposta Camila Toledo. Em relação a cores, elas serão suaves e delicadas, porém vivas, como o lilás, o verde e o azul. Para sombras, as mais pedidas serão prateadas e douradas. E haverá também o uso do delineador branco, que "abre" o olhar, além de acabamentos glossificados, com cara de molhado, ou até com glitter, nas pálpebras.

No rosto, a tendência de pele natural, com brilho discreto e base translúcida, que surgiu já há algumas temporadas, continua firme e forte. O resultado final é um discreto ar de saúde. Acompanhando essa tendência, os iluminadores são um dos produtos mais importantes em 2014, principalmente no tom dourado. Os blushes devem ser suaves: rosas delicados ou em um tom acima da pele, quase nude.

Para os lábios, o laranja ganha força, assim como o vermelho tomate e os pinks mais fortes. Para quem não gosta de tanta cor, nudes e batons cor de boca poderão ser usados. No entanto, a textura será mais sequinha, no máximo um brilho levemente acetinado. "Esses tons são importantes para manter o visual supernatural. E a textura matte dá a impressão de cara lavada, essencial para a estação", explica Camila.

Theresa Yee aponta outro foco importante no rosto: "As sobrancelhas serão grossas, bem penteadas e delineadas. Assim, não pode faltar no nécessaire produtos para corrigi-las, como lápis e sombras."

UNHAS

O destaque serão tons pastel de amarelo, laranja e lilás, em acabamento fosco. Metalizados, de todas as cores, também continuam fortes, assim como os furta-cor, perolados e madrepérolas.

CABELOS

  • 17948
  • true
  • http://mulher.uol.com.br/beleza/enquetes/2013/12/18/qual-tendencia-voce-gostaria-de-adotar-em-2014.js

As fãs dos lisos escorridos, que andaram em baixa nas últimas temporadas, podem comemorar, já que, em 2014, eles voltam com tudo. O jeito mais bacana de estilizar será em rabos de cavalo baixos, presos junto à nuca, com risca bem marcada no centro ou na lateral. Ondulados e crespos também estarão em alta, mas esqueça babyliss e outros produtos elétricos para conseguir o look – os cachos devem ser o mais naturais possível.

Penteados que misturam texturas estarão em alta. Um exemplo é o cabelo escovado para trás e fixo com gel molhado apenas na raiz. Outro estilo que vem com força são fios divididos na lateral e jogados para um lado só. "O visual tem uma assimetria e volume interessantes, sendo que também pode ser mantido mais firme com gel", diz Camila. Portanto, pode anotar na agenda: o gel será um produto-chave para o acabamento dos fios no ano que vem.

Para ocasiões mais formais, Theresa aposta nos penteados com ar romântico, meio soltos, meio presos, com mechas caindo sobre o rosto. "Além disso, tranças e rabos de cavalo, juntos em um mesmo penteado, também serão muito usados", diz a expert.

Em relação à coloração, o loiro platinado vai ser um desejo fashion. "Ele tem um ar sexy e rebelde ao mesmo tempo", acredita Camila. Theresa aposta também nas cores tridimensionais, conseguidas com a mistura de vários tons da mesma cor, em mechas fininhas em toda a cabeça, aleatoriamente.

Beleza