Topo

Beleza natural e fresca é aposta nos desfiles de inverno do Fashion Rio

Flávia Lima

Do UOL, no Rio

10/11/2013 08h00


Nem bocão vermelho, nem olhão preto. Um inverno fresh e natural é o que sugerem as belezas apresentadas nos desfiles do Fashion Rio Inverno 2014. Pele corrigida e suave, olhos discretos e com cores neutras, sobrancelhas marcadas e boca nude rosada foram as principais apostas.

Ao contrário das temporadas passadas, poucos experts optaram por cores fortes na boca, como o clássico vermelho ou uva. A preferência geral foram os tons rosados e alaranjados, mais clarinhos, e sem brilho ou gloss.

Os olhos seguem a mesma tendência: nada de delineador preto, e, muitas vezes, nem máscara. Mesmo nas belezas com mais cor e brilho, como as sombras metálicas usadas por Robert Estevão para Herchcovitch ou as cintilantes eleitas por Max Weber para as Filhas de Gaia, a aplicação não ultrapassa a pálpebra e a ênfase fica no canto interno dos olhos. Sombra marrom no côncavo, uma vez ou outra, aparece apenas para marcar profundidade. A beleza da Coven, por exemplo, trouxe até cílios ligeiramente 'apagados' com corretivo para destacar as sobrancelhas, que apareceram marcadas e corrigidas com sombra marrom na maioria dos desfiles.

A pele foi corrigida de forma translúcida, na maioria das vezes com base Face and Body, da M.A.C, super leve. O iluminador nas têmporas também é tendência, com destaque para produtos com luz fria e reflexo azulado, usado por Robert Estevão em mais de um desfile.

Seja por falta de tempo, já que a edição teve intervalos menores entre os desfiles, ou por opção dos designers, os cabelos são lisos e na maioria das vezes chapados, como visto nas passarelas internacionais e no SPFW. Os experts variaram entre o solto e o preso em rabos de cavalo baixos, e, vez ou outra, optaram por ondas naturais feitas com babyliss. Para Silvio Di Giorgio, a tendência do liso deixa qualquer mulher chique e arrumada, e combina com a estação.