Topo

Dez tratamentos para parecer mais jovem com uma única sessão

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

05/06/2013 07h10

Sabe aquelas situações em que nos deparamos com uma comemoração importante – um casamento imperdível ou uma festa muito esperada – e que uma roupa nova e uma maquiagem incrível não parecem suficientes? A saída pode ser um tratamento estético a jato para rejuvenescer a aparência.

Mesmo sem data importante, as alternativas valem, ainda que seja simplesmente para dar uma levantada no visual e melhorar a autoestima. Para conseguir esses resultados em uma sessão, existem tratamentos que o seu dermatologista pode fazer por você, seja com uma tecnologia de ponta ou um peeling de ativos potentes, de forma segura e rápida. O desafio é que os resultados apareçam em, no máximo, uma semana, após uma única sessão. Mas atenção: no período pós-procedimento, é imprescindível usar um protetor solar com FPS mínimo 30, todos os dias.  Passada essa fase, siga a orientação do médico.

1. Skin Booster
É uma das técnicas mais modernas de ácido hialurônico injetável – essa versão traz a substância mais fluida, o que garante um efeito mais natural. As picadas são feitas nas regiões a serem tratadas (com anestésico tópico aplicado 30 minutos antes) e a agulha tem espessura de um fio de cabelo.

Benefícios: hidrata imediatamente a pele (que recupera o volume perdido) e preenche os vincos. “Ameniza rugas finas, principalmente ao redor da boca e dos olhos. Melhora o turgor (elasticidade), viço e brilho da pele. Funciona muito bem para quem tem olhos fundos com olheiras, já que ameniza esse abatimento”, diz o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo.

Pós-procedimento: pode provocar pontinhos arroxeados na pele, que desaparecem entre três e quatro dias. “Esse ácido hialurônico mais moderno é muito leve, o que diminui os riscos, pois não incha, não dá nódulos e o efeito é mais suave e natural”, declara a dermatologista Maria Bussade, de São Paulo.

2. Toxina Botulínica
O tratamento consiste na aplicação de microinjeções de toxina botulínica no músculo com efeito de paralisar o movimento muscular. “É muito eficaz porque a substância impede a contração muscular, que é responsável pela formação da ruga”, afirma Samanta Nunes.

Benefícios: suaviza as rugas da região dos olhos, os pés-de-galinha, e as rugas da testa. Levanta o olhar e traz um ar descansado, de leveza para o rosto.

Pós-procedimento: normalmente não fica roxo, mas se a paciente tiver a pele muito clara pode acontecer. Porém, mesmo nesse caso, é possível corrigir com maquiagem. De três a sete dias é tempo suficiente para a recuperação completa.

3. Máscara de fios da seda
É ideal para ser feita um dia antes da festa ou compromisso importante. A máscara é feita com o próprio fio do bicho-da-seda, que é ativado quando em contato com a pele por conta da afinidade com algumas proteínas cutâneas.

Benefícios: “Promove uma hidratação eficaz porque retém água na superfície da pele. O resultado é uma pele sedosa, radiante e hidratada”, diz Maria Bussade.

Pós-procedimento: imediatamente após a aplicação, a pele já fica mais bonita e iluminada.

4. Titan - Tecnologia de Infravermelho
Uma ponteira de safira resfriada que emite raios infravermelhos é aplicada em toda a pele do rosto, fazendo com que o calor gerado seja direcionado para as camadas mais profundas, retraindo colágeno. Assim, provoca um efeito lifting.

Benefícios: melhora a firmeza da pele, dando um aspecto mais descansado para o rosto.

Pós-procedimento: o resultado aparece imediatamente. “É muito indicado para ser feito 48 horas antes de um grande evento, já que não dói nem causa descamação”, afirma dr. Volpe.  

5. Preenchimento dos lábios
Com o passar do tempo, os lábios perdem volume e tendem a ficar finos e retraídos, característica que envelhece. Um preenchimento com ácido hialurônico na região é muito eficaz. O procedimento é igual a qualquer outra aplicação de ácido hialurônico: anestésico tópico e depois as picadinhas, neste caso nos cantos e no centro dos lábios.

Benefícios: o preenchimento corrige as pequenas rugas e a perda de volume dos lábios, o que traz de volta aquela boca mais jovem e saudável.  

Pós-procedimento: o resultado é imediato. “A região fica levemente inchada por 2 ou 3 dias, sintoma que é fácil de ser disfarçado com um batom ou gloss. Mas em uma semana já está bonito e faz uma enorme diferença”, afirma a dermatologista Samanta Nunes, de São Paulo.

6. Laser Thulium
Primeiro é aplicado um anestésico tópico que age por 30 minutos. Em seguida, é feita a aplicação do laser fracionado como se fosse um scanner, que lê os pigmentos marrons da cútis (manchas escuras) e os remove, sem afinar a pele. “É uma espécie de peeling a laser, porém mais focado e não atinge as regiões saudáveis. Assim, evita desgaste desnecessário e favorece uma recuperação mais rápida”, declara Jardis Volpe.

Benefícios: a pele fica com um tom mais uniforme e ganha luminosidade, fatores essenciais para rejuvenescer.

Pós-procedimento: ocorre uma vermelhidão na região tratada por 24 horas, e depois a área fica mais áspera e amarronzada. A recuperação completa leva cinco dias.

7. Peeling de cristal
O tratamento começa com uma limpeza facial. Depois, é aplicado o peeling de cristal (uma esfoliação com microgrânulos). Para finalizar, o médico pode aplicar, de acordo com a necessidade, uma máscara de vitamina C (ativo clareador e antioxidante) ou DMAE (ativo tensor), que hidratam e melhoram o viço da pele, dando um aspecto mais jovem e saudável.

Benefícios: “Por retirar a camada superficial da pele, aumenta o viço e auxilia no fechamento dos poros, o que melhora significativamente a textura da pele, que fica radiante já nos primeiros três dias. Nesse período, é importante o uso de filtro solar, pois mesmo sendo pouco invasivo, a pele fica mais fina”, diz Samanta.

Pós-procedimento: esse peeling é suave, quase não descama; a pele fica levemente avermelhada no dia em que é feito. No segundo dia, melhora bastante e, no terceiro, já está completamente recuperada e viçosa.

8. Peeling detox
Consiste na aplicação de um mix de ácidos (mandélico, fítico, kójico) e antioxidantes (phloretin, coffeskin, ácido ferúlico, green tea) que permanecem na pele por 20 minutos, como uma máscara. Os ácidos renovam e clareiam a pele e os antioxidantes preservam o DNA das células cutâneas.

Benefícios: clareia as manchas, a pele fica mais clara e com um tom uniforme –o que traz luminosidade ao rosto.

Pós-procedimento: a pele descama por três dias e, no máximo em sete, já está recuperada.

9. Preenchimento do vinco entre a boca e o nariz
O sulco nasogeniano, conhecido como bigode chinês, quando muito marcado, traz um aspecto pesado ao rosto e visualmente parece que as maçãs são mais flácidas e volumosas. Para esse problema, um preenchimento com ácido hialurônico é tiro e queda.

Benefícios: “Ao amenizar esse vinco, é natural que suavize a expressão. O efeito traz leveza ao rosto, que fica mais jovem”, diz a dermatologista Maria Bussade.

Pós-procedimento: o resultado é imediato. Se for feito com o ácido hialurônico mais leve, então, não incha, não dói e não forma nódulos.

10. Máscara de oxigênio
Combina dois métodos: inalação de oxigênio através de uma máscara e a aplicação de oxigênio de alta pressão na pele.

Benefícios: “Esse tratamento aumenta a concentração de oxigênio na cútis, melhorando a textura e deixando-a mais saudável. O rosto fica iluminado”, diz Maria Bussade.

Pós-procedimento: Não ocorre nada que comprometa a aparência, pode ser feita um dia antes do grande evento.