Topo

Beleza madura: veja as tendências para as mulheres acima dos 50

Carol Salles

Do UOL, em São Paulo

20/02/2013 07h10

Esqueça aquela imagem tradicional da senhora com cabelos brancos penteados para trás, arrematados em um coque simples. Hoje, os 50 anos marcam apenas mais uma fase da vida, cheia de delícias e desafios. E as mulheres nessa faixa etária enfrentam tudo lindas, claro. Prova disso são as celebridades 50+, que a cada aparição pública lançam tendências. As atrizes Helen Mirren e Judi Dench, por exemplo, tiraram os fios brancos platinados do ostracismo e fizeram milhares de mulheres ao redor do mundo assumirem os grisalhos. Confira o que está em alta e o que pode ser evitado quando o assunto é beleza para as mulheres 50+.

CABELO

Cor
Mechas claras, em tons de mel, são as mais cotadas. “Para essa faixa etária, gosto de luzes mais marcadas”, diz a cabeleireira e maquiadora Helô Bassi, de São Paulo (SP). “Vermelhos também estão liberados, desde que combinem com o tom de pele e estilo da mulher”, garante Ivone Wittmann, cabeleireira do Amarynthe Spa, de São Paulo (SP). Quem tem pele bem branca, pode apostar sem medo.

Evite: preto. Deixa o visual pesado e envelhece. Fios monocromáticos, ou seja, sem nuances conseguidas com luzes ou mechas, também pesam.

Corte
O chanel longo - um corte médio (pouco acima dos ombros), com as laterais levemente mais longas do que a parte de trás e pontas suavemente desfiadas – está em alta para quem tem fios lisos ou cacheados. É chique e versátil. “Outro estilo que valoriza muito a beleza das mulheres maduras é o desfiado, como o da atriz Gloria Pires na novela Guerra dos Sexos”, diz Helô.

A vantagem do corte repicado é que ele dá volume aos fios, em uma época da vida na qual a fibra capilar costuma afinar naturalmente. “O único cuidado é não exagerar no volume. Ele tem que ser moderado, concentrado ao redor do rosto - e não no topo da cabeça – para ficar moderno e elegante”, explica a cabeleireira.

A franja da atriz global, repicada e para o lado, também é tendência. Aliás, na opinião dos experts consultados para essa matéria, o cabelo cobrindo a testa é praticamente um item obrigatório para garantir um ar de juventude. “A melhor franja é a lateral, com um pouco de textura, para dar um aspecto jovial sem infantilizar”, ensina o cabeleireiro Franco Sanabria, do Bardot Hair Body Soul, em São Paulo (SP).

  • Jodie Foster exibiu o corte curto recentemente no tapete vermelho do Globo de Ouro

Por fim, o corte estilo “joãozinho” também é uma opção atual. “O ‘novo joãozinho’ é inspirado na atriz Anne Hathaway e cai bem em mulheres de todas as idades, mas especialmente nas mais maduras e ousadas. Ele é superfeminino, bem repicado e com franja. “Emoldura o rosto e rejuvenesce”, diz Helô.  

Evite: cabelo longo. Segundo a cabeleireira, não fica legal se os fios não estiverem muito bem cuidados e viçosos. Fuja também da franja reta sobre a testa, considerada pelos experts um item de beleza exclusivamente adolescente.

MAQUIAGEM

Pele

A tendência de make ultra natural é universal e se aplica também às mulheres maduras. “A ideia não é apagar totalmente as linhas de expressão, mas sim disfarçá-las”, diz a maquiadora Camila Bianchi, do Bardot Hair Body Soul. O foco é corrigir imperfeições com suavidade. “Para isso, as bases líquidas com efeito lifting são ideais. Elas realmente deixam a pele mais lisa e uniformizada”, diz Helô Bassi. Bases com tecnologia HD, que funcionam como uma espécie de segunda pele, mas com leveza, também são boas pedidas. Um toque suave de blush arremata o visual.

Evite: bases compactas ou matificantes e excesso de pó, que podem se acumular nas linhas de expressão e evidenciá-las. Blushes com efeito bronzeado também devem ser evitados.

Olhos
Destacar o olhar é aposta certa. Para conseguir o efeito no dia a dia, faça um traço com lápis preto rente à pálpebra superior e esfume. Finalize com duas camadas de máscara de cílios preta. Outra dica para rejuvenescer é evidenciar a sobrancelha. Para isso, reforce o contorno dela com sombra marrom, que garante acabamento leve e sutil. Para looks mais elaborados, escolha sombras clássicas, em tons de marrom, preto e bege. Se quiser mais modernidade, vá de burgundi. Finalize com várias camadas de máscara para cílios, tomando cuidado para não grudar os fios. Um toque de iluminador abaixo da sobrancelha ajuda a levantar o olhar.

Evite: sombras ou lápis cintilantes, azuis, verdes e arroxeados.

Boca
Escolha batons matte de cores fortes, como vermelho e vinho, desde que o olho receba uma maquiagem simples. O vermelho ideal é o mais fechado, com subtom azulado (e não alaranjado).

Evite: gloss (que marca linhas de expressão ao redor da boca) e tons de rosa muito abertos.