Nutricosméticos: entenda até que ponto essas pílulas agem em favor da beleza

Os nutricosméticos são a prova cabal de que a beleza vem de dentro para fora. “Produzidos a partir de alimentos funcionais ou suplementos alimentares, eles concentram vitaminas, sais minerais e outras substâncias fundamentais à saúde do organismo”, diz a dermatologista Roberta Vasconcelos, pesquisadora do ambulatório de Dermatologia do Hospital das Cínicas da Universidade de São Paulo. “E também participam de reações químicas importantes no interior das células, promovendo a restauração dos tecidos”, complementa o dermatologista Adriano Almeida, diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele (IPTCP), que resume: “São autênticas pílulas da beleza”.
De fato, os benefícios que os nutricosméticos podem proporcionar à saúde e à beleza são importantes. Eles atuam para melhorar a firmeza da pele e atenuar rugas, reduzir a vermelhidão causada pela exposição solar assim como a própria ação nociva do sol, diminuir os sintomas da caspa, aliviar o aspecto da celulite, fortalecer unhas e cabelos e até amenizar os sintomas da TPM. “Pensando em efeitos de curto prazo, os que protegem a pele dos raios solares mostram resultados mais interessantes”, diz Roberta Vasconcelos. Concorda com ela a médica nutróloga Marcella Garcez Duarte, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia: “A maior causa dos sinais de envelhecimento cutâneo é a radiação UV e o uso de nutricosméticos com propriedade fotoprotetora oral é o que tem mais comprovação científica”. Mas ainda assim eles não dispensam o filtro solar convencional.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.