Topo

Colorista de Grazi Massafera revela os segredos da cor de cabelo do momento

A cor dos cabelos de Grazi Massafera é, segundo o colorista Junior Carvalho, o tom do momento - TV Globo / Estevam Avellar
A cor dos cabelos de Grazi Massafera é, segundo o colorista Junior Carvalho, o tom do momento Imagem: TV Globo / Estevam Avellar

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

12/01/2012 07h00

Entre os tons mais badalados deste verão estão o mel e o loiro dourado, além dos vermelhos e acobreados. Porém o que mais conta nos efeitos de coloração modernos são os reflexos mais claros, em volta do rosto e nas pontas, principalmente – não importa se os fios são escuros ou muito claros. Os reflexos luminosos, isto é, as mechas, devem ter, no mínimo, dois tons abaixo da cor predominante. A ideia é iluminar o rosto e dar um ar de jovialidade. O loiro, como sempre, é uma tendência forte neste verão. Mas a grande dinâmica dos fios claros é que eles podem ter inúmeros efeitos e a cada temporada se destacam com em efeito visual diferente: os atuais, dourados ou mel, têm raiz escura e pontas bem mais claras. Para falar sobre todos os detalhes da cor e do estilo do momento, UOL conversou com Junior Carvalho, cabeleireiro e colorista do salão C.Kamura, de São Paulo, que tem entre as suas clientes a atriz Grazi Massafera, cujas madeixas são um ícone da estação.

UOL Estilo: Qual a cor do momento e quem pode adotar?

Junior Carvalho:Este verão pede cores claras e quentes, como o loiro dourado, o mel, os acobreados e os vermelhos – são tons que ficam muito bem para mulheres que têm a pele morena ou bronzeada. Especialmente os loirosdourados e os que têm cor de mel, bem distribuídos, são a grande proposta da estação. Bem distribuídos significa que a coloração é feita em mechas em pontos estratégicos, onde aparece bastante – assim se faz menos mechas, mas fica garantido um efeito visual evidente. Para dar um resultado mais luminoso ainda, a raiz deve ser mais escura e as pontas bem mais claras. A Grazi Massafera já está com esse visual moderno de verão. A Luciana Gimenez também, apesar dos fios escuros, ela tem reflexos luminosos, bem mais claros que a cor predominante, que aparecem bem em toda a superfície dos fios, no contorno do rosto e nas pontas – esse efeito ilumina o rosto, é moderno. A Cristiane Torloni, assim como a Grazi, também representa bem o loiro do momento, onde o tom mais dourado e vivo sai de dentro do cabelo, nas pontas e no contorno do rosto, com o restante dos fios com um tom mais escuro, que é o que predomina. O exemplo da Torloni é ótimo para mulheres que procuram um loiro moderno, mas que não se sentem bem com aquele visual de perua, mesmo porque o loiro muito claro e uniforme pode envelhecer uma mulher mais jovem.

  • Alex Carvalho/TV Globo e Fabio Braga/Folhapress

    Além de Grazi Massafera, Christiane Torloni e Luciana Gimenez usam a mesma técnica que garante fios iluminados ao redor do rosto e pontas mais clarasexibem os cabelos com mechas iluminadas

O estilo do corte influencia nesse resultado?

Esse tipo de tom, mais irregular, fica perfeito para cabelos repicados, onde as cores se fundem com facilidade e naturalidade. Essas mechas irregulares e bem distribuídas são fundamentais para a coloração ficar com um visual bonito, natural. No fio reto esse estilo pode produzir um efeito de raiz crescida e não depontas claras, por isso, nesses casos, é aconselhável uma consultoria de quem entende. Uma dica útil, para os cabelos sem repicado, é fazer mechas claras e só depois escurecer e produzir os tons dourados e mel, assim não se corre o risco de ficarem avermelhadas.

Por que aderir? Aponte alguns motivos que representem as vantagens dessas tonalidades.

Como a raiz é escura é possível ficar um longo período sem retoques, sem que isso denote um aspecto de cabelo sujo ou um desleixo de manutenção. Esses reflexos iluminados – seja nos dourados e mel ou nos vermelhos e acobreados – mantêm o efeito iluminado com menos coloração, o que poupa os cabelos de processos químicos frequentes.

Quem não deve investir neste tom e neste estilo mais irregular?

No caso dos loiros, esse estilo não deve ser usado por mulheres com cabelos muito escuros, pois o contraste radical entre os fios e a raiz não fica bonito. Outro problema muito comum é o excesso de clareamento em cabelos escuros demais, esse processo pode danificar os fios que acabam ficando opacos e sem movimento. E de um modo geral, não podemos esquecer que cabelos tingidos no verão tendem a desbotar com mais facilidade por excesso de sol e lavagens frequentes, por isso tem que ter cuidados redobrados como usar um xampu específico para fios coloridos e fazer uma hidratação intensa, com máscaras de hidratação, pelo menos uma vez por semana.

O que é preciso fazer no dia a dia para manter os fios sedosos, com aspecto natural e valorizar a cor?

Para manter os cabelos luminosos e bem tratados as pontas dos fios precisam ser muito bem cuidadas. É essa região do cabelo que denuncia, dando um aspecto bonito ou detonado aos fios – todo cabelo tende a ser mais ressecado nas pontas e aqueles com coloração se tornam mais frágeis ainda, por isso é tão importante cuidar. Todos os dias, lavando ou não os cabelos, é indicado aplicar nas pontas um fluido finalizador próprio  ouum spray de brilho, também finalizador. É bom evitar os fluidos de silicone, eles engorduram, deixam o cabelo pesado e não tratam. As loiras mais claras podem aplicar pomada dourada cremosa específica para cabelos loiros e secos. Outro cuidado que faz toda a diferença são os xampus e condicionadores em mousse, que são a grande novidade para cabelos quimicamente tratados e com mechas, já que hidratam profundamente o cabelo dando um aspecto leve e brilhante sem pesar. Vale muito a pena investir nesses produtos.