Topo

Hidratação para pele masculina não é frescura; saiba como mantê-la saudável

As peles do rosto e do corpo necessitam de hidratação adequada, cada uma de sua forma - Montagem/UOL
As peles do rosto e do corpo necessitam de hidratação adequada, cada uma de sua forma Imagem: Montagem/UOL

RICARDO OLIVEROS

Colunista do UOL

24/10/2011 01h49

Se até pouco tempo não era comum ver homens comprando loções e cremes para o corpo e o rosto, é bom saber que esta realidade mudou. Quem não aderiu ao hábito de passar creme pode pensar que isso é "coisa de mulherzinha", frescura. Mas além da preocupação estética há também uma questão de saúde e bem estar. O Hora H desta semana mostra a importância de você manter a sua pele hidratada e tenta derrubar este preconceito que, pelo que os números indicam, em breve vai ficar no passado.

Segundo pesquisa recente encomendada pela marca Dove ao Instituto Kantar Worldpapel, que entrevistou cerca de nove mil homens de 16 metrópoles da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Venezuela e países da América Central), 40% deles sabem o que querem e vão buscar pessoalmente na perfumaria o cosmético desejado.

Produtos que até pouco tempo não faziam parte da lista de compras masculina começam a ganhar peso no mercado. Para se ter uma ideia, apenas 19% dos brasileiros declaram que usar produtos de beleza é coisa de mulher. No estudo, eles revelam os motivos de sua vaidade. Os pesquisados em toda a América Latina afirmam que o que os leva a se cuidar em primeiro lugar é o trabalho (66%). Depois vem a confiança em si (64%), seguida do status (54%), das mulheres (33%) e, por último, dos amigos (22%). Os brasileiros seguem esta mesma ordem: o maior motivador é o trabalho (31%) e o penúltimo, as mulheres (12%).

 

Paralelamente a esta onda masculina de preocupação com a beleza, devemos considerar os aspectos de saúde e bem estar. Para tirar as dúvidas sobre hidratação, o Hora H entrevistou Patricia Ormiga, dermatologista pesquisadora mestranda da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora do curso de dermatologia do Hospital Naval, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). 

HORA H: Por que os homens devem manter a pele hidratada?

Patricia Ormiga: A pele do homem é mais espessa e mais oleosa. Por esses motivos a pele masculina tenderia a ter menos rugas se ela não fosse mais exposta à ação de fatores externos. Os homens tendem a suar mais, e o suor acumulado pode contribuir para o ressecamento da pele. Além disso, os homens são mais resistentes à ideia de usar filtro solar, o que pode levar a mais agressão e ressecamento da pele. Essa combinação de suor e sol pode levar a um aspecto envelhecido mais cedo. Independentemente da idade e da classe social, o homem deve investir no tratamento específico para o seu tipo de pele, mantê-la hidratada e, claro, aplicar o filtro solar diariamente.

HORA H: O que significa exatamente uma pele hidratada? 

Patricia Ormiga: A pele é a primeira barreira entre o organismo e o meio externo. Possui células que produzem uma secreção natural denominada manto hidro-lipídico, que promove sua adequada hidratação. Essa lubrificação natural, produzida constantemente pela pele, protege-a de ressecamentos, irritações, envelhecimento precoce e até de infecções. As peles do rosto e do corpo necessitam de hidratação adequada, cada uma de sua forma. A pele do rosto possui mais glândulas sebáceas do que a do corpo. Já a pele do corpo precisa de especial atenção, principalmente no inverno. Devemos evitar o uso excessivo de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e prolongados, e abusar dos hidratantes corporais. Já os hidratantes faciais devem seguir a orientação do tipo de pele de cada indivíduo e se possível, serem usados em associação com o filtro solar.

HORA H: Quais as principais características das peles seca, normal, oleosa e mista?

Patricia Ormiga: Os homens têm a pele do rosto mais oleosa por natureza. Entretanto, a pele dessa região é composta por áreas mais ou menos oleosas de acordo com a sua localização. A região central da face, conhecida como "zona T", é sempre mais oleosa por possuir mais glândulas sebáceas. Já a pele do restante do rosto tende a ser mais ressecada. Por esta razão, a pele do rosto na maioria das vezes será mista, com áreas mais oleosas e áreas mais ressecadas. Em geral, a pele seca descama mais e repuxa um pouco. É mais comum em homens acima de 45 a 50 anos. A pele normal tem boa hidratação e brilho natural. Já a pele oleosa em geral tem mais brilho e pode exibir cravos e espinhas.

HORA H: Qual a diferença entre hidratantes em forma de creme e de gel?

Patricia Ormiga: Os hidratantes em gel são indicados para peles oleosas ou mistas, pois não apresentam oleosidade em suas formulações. Uma pele pode ser oleosa e estar ressecada. Neste caso, os melhores produtos são os géis e as loções “oil-free” (sem óleo). Já os hidratantes em creme são mais indicados para peles normais ou secas.

Como manter cada tipo de pele hidratada

Pele normal: um sabonete e um hidratante leve, de preferência com filtro solar diário, são suficientes para mantê-la com boa aparência e saudável;
Pele seca: use pouco sabonete, de preferência específico para peles ressecadas, e evite loções adstringentes; use hidratante facial diário, mas cuidado para não aplicar em excesso, pois pode causar acne (é a chamada acne cosmética);
Pele oleosa: em geral são usados loção adstringente e sabonete de controle de oleosidade, cremes secativos e ácidos que ajudam a controlar a oleosidade; sempre sob prescrição médica. Neste caso, os hidratantes mais recomendados são aqueles em forma de gel e as loções "oil free".