Topo

Veja como tirar proveito máximo do secador e ir além do básico secar e alisar o cabelo

Cabeleireiro Eron Araújo, do salão W Iguatemi, de São Paulo, ensina como potencializar o uso do secador em casa - Patrícia Araújo/UOL
Cabeleireiro Eron Araújo, do salão W Iguatemi, de São Paulo, ensina como potencializar o uso do secador em casa Imagem: Patrícia Araújo/UOL

SHÂMIA SALEM

Colaboração para o UOL

15/07/2011 11h18

Engana-se quem pensa que o secador foi feito só para deixar o cabelo liso. "Mais do que valorizar a cor e o brilho dos fios, já que a luz reflete melhor na superfície lisa, e aumentar ou diminuir o volume, com o secador é possível criar desde um ondulado sexy à Gisele Bündchen, que as mulheres adoram, até cachos bem definidos", afirma o cabeleireiro Eron Araújo, do salão Studio W Iguatemi, em São Paulo. Segundo ele, o segredo está na forma como o aparelho é movimentado, no posicionamento do bocal, na temperatura utilizada e no posicionamento da escova nas mechas. "Com esse último recurso, aliás, dá para fingir que você mudou o corte", completa Eron.

Para o secador durar mais

A durabilidade do aparelho varia de 1,2 mil a 5 mil horas de uso. Mas dá para aumentar esse número se você tomar os seguintes cuidados:
- Nunca segure o aparelho pelo fio, apenas pelo cabo
- Tome cuidado para não derrubar ou batê-lo
- Ao enrolar o fio, deixe um espaço de pelo menos quatro dedos entre o aparelho e a saída do fio
- Enquanto o secador estiver ligado não estique totalmente o fio
- Na hora de tirar da tomada, puxe pelo plugue, nunca pelo fio

Aliado da saúde

O cabeleireiro lembra ainda que o secador ajuda a evitar que a poluição e a poeira se acumulem nos fios, deixando-os pesados, sem balanço, opacos e com aparência de mal tratados. "Quando o cabelo está úmido, ele absorve a sujeira junto com a água", explica o profissional. "Claro que é preciso tomar o cuidado de usar sempre um finalizador com proteção térmica e posicionar o secador a pelo menos um palmo de distância da cabeça, além de fazer hidratação uma vez por semana, para que o calor não resseque a fibra capilar, deixando-a mais suscetível à quebra, nem queime o couro cabeludo ou estimule a oleosidade excessiva e até o aparecimento de caspa", fala Eron Araújo.