Topo

Passarelas apontam as tendências de beleza para o inverno 2010

GEOVANNA MORCELLI

Da Redação

22/01/2010 20h06

Com o fim de mais uma temporada de moda, é chegada a hora de avaliar as tendências apresentadas nas passarelas e apontar os prováveis desejos femininos de beleza para a próxima estação.

  • Flavio Florido/UOL

    Sobrancelhas apagadas, glitter nos olhos e coque nos cabelos: desfile de Priscilla Darolt teve mix de tendências de beleza

 

As sobrancelhas apagadas, que aparecem em desfiles há algumas estações, foram quase uma unanimidade tanto no Fashion Rio, quanto no SPFW. A proposta, que de início causou estranhamento, começa a aparecer na vida real, principalmente por meninas loiras, cujos fios naturais são claros e fáceis de camuflar. Para quem pensa em aderir à tendência, o beauty artist Robert Estevão aconselha a usá-las clareadas com corretivo até se acostumar com o novo visual e só então tomar a decisão de descolorir os fios. "Se depois de descolorir não gostar do resultado, tenha à mão uma tintura castanha para os cabelos. Aplique nas sobrancelhas, deixe agir por 10 minutos e você terá seus fios escuros novamente", ensina.

 

O glitter, que iluminou os olhos das modelos dos desfiles de Priscilla Darolt e Simone Nunes, foi outro grande hit das passarelas, assim como as sombras aplicadas na pálpebra inferior, como nos desfiles de Alexandre Herchcovitch, Erika Ikezili e Animale, que apontam uma alternativa no modo como maquiar os olhos. Já nos desfiles da 2nd Floor e da Carlota Joakina, os maquiadores deixaram de lado a máscara para cílios, propondo um visual livre de sensualidade.

 

Apostas de experts

Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C, aposta em maquiagens que valorizam um ponto do rosto por vez. Para os olhos, ela sugere sombras em tons terrosos e metálicos; para os lábios cores pop como o pink, o laranja e o vermelho e ainda aposta na volta do blush, que andava esquecido nas últimas temporadas. "O blush agora aparece mais ao centro do rosto, para dar um ar de saúde, e pode ser rosado ou pêssego", explica. Para usar qualquer um desses itens, ela ressalta a importância de estar com a pele bem feita, camuflando possíveis imperfeições.

 

O top maquiador Max Weber acredita que no inverno as mulheres continuarão usando a "maquiagem de bonita", com a pele corrigida, máscara nos cílios, blush e iluminador. "É o que vende e o que seduz", diz.

 

No quesito cabelos, os desfiles mostraram vários tipos de coques: no alto da cabeça, baixos e bagunçados ou mesmo deslocados para a lateral, todos com aspecto despojado, feitos sem a preocupação de parecerem perfeitos. Quanto aos cortes, a aposta vem do badalado Celso Kamura, que acredita que as mulheres investirão em fios mais curtos durante o inverno. Para as brasileiras mais conservadoras, que não abrem mão das madeixas longas, a solução será recorrer a penteados elaborados e geométricos.