Topo

Por que hoje o dia é mais longo? Entenda o solstício de verão

Getty Images
Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo*

21/12/2021 19h06

O verão começou para valer no hemisfério sul do planeta Terra nesta terça-feira (21) às 12h59 (horário de Brasília). E, junto com ele, temos o solstício de verão, fenômeno que torna este dia o mais longo do ano.

O solstício de verão é o momento em que um dos hemisférios está mais voltado para o Sol. Dessa forma, ele fica mais iluminado e por mais tempo, fazendo esse dia durar mais.

Isso acontece porque a Linha do Equador, eixo de rotação da Terra que divide os hemisférios Norte e Sul, não está alinhada perfeitamente com o Sol, mas ligeiramente inclinada.

Por isso, os movimentos de rotação (movimento em torno do próprio eixo e que dura 24 horas) e translação (movimento em torno do sol e que dura 365 dias) do planeta provocam fenômenos como dias mais longos e dias mais curtos.

No solstício de verão, o Sol nasce com o seu máximo afastamento à direita (a rigor para o sul) em relação ao ponto cardeal leste. E por isso temos, aqui no hemisfério sul terrestre, o dia mais longo e a noite mais curta do ano.

No hemisfério norte, ao contrário, acontece o solstício de inverno, que marca o início oficial do inverno ao norte do equador terrestre com a noite mais longa e o dia mais curto do ano.

Se você observar o nascer do Sol ao longo do ano, notará que a nossa estrela não desponta no horizonte sempre no ponto cardeal leste mas ao redor deste, exceto em duas datas específicas chamadas de equinócios em que o Sol nasce exatamente ao leste.

Nos dois solstícios, o Sol nasce mais afastado em relação ao ponto cardeal leste sendo que no solstício de inverno (no hemisfério sul) o Sol tem o seu nascer num ponto do horizonte mais deslocado para a esquerda (a rigor, para o norte) e no solstício de verão (no hemisfério sul), como hoje, o seu nascer num ponto do horizonte mais afastado para a direita (a rigor, para o sul).

Ao longo do ano, de um solstício para o outro, o ponto exato do nascer do Sol no horizonte, visto daqui da Terra, parece se deslocar. Em cada solstício, no entanto, esse deslocamento inverte o seu sentido.

Em outras palavras, nos solstícios parece que o Sol nascente para de se deslocar num certo sentido para começar a se deslocar no sentido oposto. E é por isso mesmo que a palavra solstício significa "Sol parado".

solstício - Prof. Dulcidio Braz Júnior/Física na Veia - Prof. Dulcidio Braz Júnior/Física na Veia
Imagem: Prof. Dulcidio Braz Júnior/Física na Veia

Nas imagens acima você tem os registros do nascer do Sol desde o solstício de inverno de 2017 até o solstício de inverno de 2018, completando o ciclo anual do deslocamento do Sol nascente. Abaixo você confere as mesmas imagens, porém legendadas, destacando as datas astronômicas importantes.

solstício - Prof. Dulcidio Braz Júnior/Física na Veia - Prof. Dulcidio Braz Júnior/Física na Veia
Imagem: Prof. Dulcidio Braz Júnior/Física na Veia

*Com informações da Agência Brasil e do blog Física na Veia.