Topo

Secar roupa atrás da geladeira até funciona, mas não faça isso

A grade atrás da geladeira ajuda, mas a conta de luz pode subir - Getty Images/iStockphoto
A grade atrás da geladeira ajuda, mas a conta de luz pode subir Imagem: Getty Images/iStockphoto

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

20/12/2021 04h00

Você já secou alguma peça de rouba atrás da geladeira? Se você nunca fez isso, pergunte para os seus pais, tios, avós e avôs sobre o que eles faziam nos momentos de pressa ou quando chegavam encharcados da rua após um temporal.

Colocar atrás da geladeira é um truque que realmente funciona. As roupas ficam secas mais rápido, mas isso provavelmente vai aumentar a sua conta de luz —e há risco de choque. Logo, não é uma prática recomendada por especialistas.

As grades fixas na parte de trás das geladeiras são responsáveis por auxiliar na transferência de calor do eletrodoméstico, para que ele consiga resfriar a parte interna.

A geladeira funciona como uma bomba de calor pelo princípio da expansão (amplia o volume) e compressão (reduz o volume) de um gás usado no resfriamento.

"O resultado desse processo é a retirada do calor do seu interior e a transferência para o ambiente externo. O calor é dissipado para o ambiente por meio da grade", explica o professor Marcelo Gradella Villalva, pesquisador de engenharia elétrica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

É durante essa dinâmica que as grades esquentam e se tornam um local atrativo para que as nossas roupas sequem.

O problema é que, ao colocarmos algo úmido e frio ali, atrapalhamos a dissipação do calor para o ambiente externo. Com isso, a eficiência da refrigeração é prejudicada, e a geladeira passa a trabalhar bem mais para conseguir manter a parte interna resfriada.

É por isso que a conta de luz provavelmente vai subir, pois o eletrodoméstico vai consumir muito mais energia.

Riscos de choque

Além do desempenho do eletrodoméstico ser afetado, há o risco de choques, alerta o engenheiro eletricista Edson Martinho, diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade).

Existem algumas áreas energizadas na parte de trás do eletrodoméstico que podem oferecer risco de choque elétrico caso sejam tocadas. Por esses fatores, os dois especialistas consultados não recomendam a prática.

Villalva ainda dá uma dica extra para o bom funcionamento do eletrodoméstico: "Não se deve deixar a geladeira muito colada na parede, nem confinada em espaços fechados. Para uma boa refrigeração, com baixo consumo de energia, o ideal é distanciar a parte traseira alguns centímetros da parede e manter o refrigerador em ambientes arejados, com boa circulação do ar."

Ou seja, o bom e velho varal ainda é a melhor opção. Agora é torcer para não chover quando você precisar dele.