Topo

Novo teste mostra que WhatsApp vai permitir arquivar conversas para sempre

Reprodução
Imagem: Reprodução

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

16/06/2021 16h16Atualizada em 24/06/2021 17h00

Basta receber uma nova mensagem para uma conversa arquivada no WhatsApp voltar a aparecer na tela principal. Mas, em breve, esse não será mais um inconveniente no iPhone. Uma atualização do WhatsApp Beta para iOS inclui a opção de manter certos chats ocultos para sempre.

As informações foram reveladas pelo site especializado WABetaInfo, que costuma antecipar novidades do serviço de mensagens e acertar rumores. O WABetaInfo já tinha adiantado, inclusive, que a ferramenta estava em desenvolvimento.

Segundo o site, a busca por figurinhas (stickers) também será aprimorada na versão 2.21.120.10 do app de mensagens.

Arquivar mensagem no WhatsApp - Reprodução/WABetainfo - Reprodução/WABetainfo
Imagem: Reprodução/WABetainfo

Para impedir que as conversas retornem à lista quando novas mensagens chegam, é preciso ativar a configuração "Manter conversas arquivadas" (Keep chats archived), dentro do menu "Conversas".

Elas, então, irão para uma nova tela (Archived chats), onde ficarão todas as conversas arquivadas, com notificações silenciadas.

O botão "Editar", no canto superior esquerdo, permitirá selecionar os bate-papos ocultos e alterar as configurações.

Arquivar mensagens no WhatsApp - Reprodução/WABetainfo - Reprodução/WABetainfo
Imagem: Reprodução/WABetainfo

Se a opção não for ativada, o funcionamento continuará normal, com os chats sendo desarquivados automaticamente a cada nova interação.

O recurso já está funcionando nos iPhones de alguns usuários que participam do programa de testes do WhatsApp.

Busca por figurinhas aprimorada

De acordo com o WABetaInfo, uma futura versão do aplicativo também tornará mais fácil buscar as figurinhas desejadas. Ao digitar uma palavra ou um emoji, o WhatsApp vai sugerir adesivos que representem aquilo, no próprio campo do texto.

A novidade chegou a algumas pessoas na versão de testes 2.21.120.9.

Esse tipo de busca já existe hoje, mas é preciso entrar no menu dos stickers e digitar o que procura na ferramenta lupa. Vale ressaltar que é algo que funciona melhor com os pacotes nativos do app - os adesivos criados por terceiros nem sempre têm metadados associados a palavras-chaves, emoções ou emojis.

Não há informações sobre quando as duas novidades chegarão a todos os usuários do WhatsApp Beta e, muito menos, quanto estarão disponíveis na versão estável do mensageiro. Outras novidades são aguardadas nos próximos meses, como backups com senha na nuvem e o método de verificação por chamada.

*

TILT NO TELEGRAM