Topo

WhatsApp poderá ligar para você antes de liberar sua conta em outro celular

Getty Images
Imagem: Getty Images

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

08/06/2021 12h54

O WhatsApp vai testar um novo método de verificação, mais simples e rápido, por chamada de voz. Quando sua conta for inserida em um celular diferente, em vez dos clássicos seis dígitos por SMS, será possível receber uma ligação automática do app.

A novidade foi descoberta pelo site especializado WABetaInfo, que costuma antecipar novidades e acertar rumores. Trata-se do recurso "Chamadas Flash" (Flash Calls) na versão 2.21.11.7 do WhatsApp Beta (versão de testes) para Android.

Ao tentar logar em um novo celular, na tela de solicitação do código de verificação, o aplicativo solicitará permissão para fazer e acessar o registro de ligações.

WhatsApp - método de verificação por chamada de voz - Reprodução/WABetaInfo - Reprodução/WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Se aceito, o smartphone receberá uma breve chamada, encerrada automaticamente, para verificar se o número está no mesmo aparelho em que foi solicitado o código. Apenas após esse processo será possível logar no app. Aparentemente, o número do último telefone que ligou para você funcionará como um código de verificação.

Isso pode ser especialmente importante com a popularização dos golpes no WhatsApp, em que criminosos usam de engenharia social para fazer uma pessoa revelar os seis dígitos.

Mas, pelo menos por enquanto, a atual verificação por SMS — que também pode ter o código enviado por ligação — não deixará de existir.

WhatsApp testa verificação de conta por chamada  - Reprodução/WABetaInfo - Reprodução/WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

O método alternativo não deve chegar aos iPhones, já que o sistema iOS não permite que apps de terceiros acessem o histórico de chamadas — apenas os da própria Apple. Também não há informações sobre quando o recurso, que parece estar na fase final de desenvolvimento, chegará à versão estável para Android.