Topo

Escocês faz vaquinha para mandar terraplanista ao espaço 'pela ciência'

Terra vista do espaço; o escocês Marc Gould está arrecadando dinheiro para enviar um terraplanista ao espaço  - Reprodução/Universidade de Leicester
Terra vista do espaço; o escocês Marc Gould está arrecadando dinheiro para enviar um terraplanista ao espaço Imagem: Reprodução/Universidade de Leicester

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/02/2021 09h39

Farto de ouvir um amigo defendendo hipóteses sem embasamento científico, um escocês abriu uma vaquinha online para levar o terraplanista até o espaço e desmentir as teorias conspiratórias que dizem que a Terra não é redonda.

Marc Gauld, de 37 anos, possui uma meta de arrecadar 250 mil libras esterlinas (cerca de R$ 1,8 milhão) e juntou até agora 140 libras (R$ 1 mil) no site de arrecadação coletiva GoFundMe.

Na descrição no site, Marc explica que o dinheiro é para reservar um assento em um voo da empresa de espaçonaves comerciais Virgin Galactic, que planeja circular na órbita terrestre. "Os primeiros voos estão planejados para este ano, mas podem ser retidos devido à pandemia de covid-19, então espero ter um avião no espaço nos próximos dois anos", explicou o escocês.

Segundo Marc, a ideia será depois criar uma seleção de "candidatos de alto nível" até que um "terraplanista sortudo" seja "escolhido para decepcionar o resto dos terraplanistas", já que ele irá ao espaço para notar que a Terra não é plana.

"Por favor, embarque nisso [na arrecadação de dinheiro], pois é em nome da ciência e isso irá finalmente refutar ou provar a teoria da Terra plana e podemos finalmente colocar isso de lado!", escreveu o escocês no GoFundMe.

O escocês Marc Gould, que planeja lançar um terraplanista ao espaço  - Reprodução - Reprodução
O escocês Marc Gould, que planeja lançar um terraplanista ao espaço
Imagem: Reprodução

Em entrevista ao site britânico Daily Record, Marc disse que contatou para ajudá-lo até mesmo os bilionários Richard Branson, fundador da Virgin Galactic; e Elon Musk, CEO da empresa de sistemas aeroespaciais SpaceX. Ele ainda aguarda uma resposta de ambos.

A Terra NÃO é plana

Vale lembrar que as teorias conspiratórias do terraplanismo dizem que é possível "chegar até uma borda" do nosso planeta, onde haveria um abismo. Porém, a Terra na verdade é geoide, com um formato mais próximo à forma de uma elipse.

Apesar de existir muito negacionismo sobre o assunto, a ciência já garante por meio de experimentos simples que a Terra não é plana. Por exemplo, ao subir em uma árvore, se o nosso planeta fosse um plano chapado, ao olhar para longe a paisagem seria a mesma tanto a partir do chão quanto da copa da árvore.

Mas, este não é o caso: como a Terra é mais "arredondada", ao subir em uma árvore, vemos coisas que não estavam visíveis no chão. Ou seja, quanto mais subimos, melhor é possível ver o horizonte. Isso é sinal de que partes do planeta ficam ocultas devido à sua curvatura, mas podem ficar evidentes conforme muda a posição do observador.