Topo

Fotógrafo captura imagem incrível de arco-íris ao redor da Lua na Itália

O fotógrafo Alberto Ghizzi Panizza flagrou a Lua cercada por um arco-íris  - Reprodução/Instagram/@albertoghizzipanizza
O fotógrafo Alberto Ghizzi Panizza flagrou a Lua cercada por um arco-íris Imagem: Reprodução/Instagram/@albertoghizzipanizza

Colaboração para TILT, em São Paulo

02/02/2021 16h01

O fotógrafo Alberto Ghizzi Panizza registrou uma linda imagem, na qual um arco-íris aparece em torno da Lua, na noite do último dia 24 de janeiro. O fenômeno impressionante enfeitou o céu noturno de Parma, no Norte da Itália.

A foto foi compartilhada por Alberto no Instagram, onde ele explicou que registrou centenas de imagens em um período de duas horas (das 22h às 24h no horário local), na intenção de registrar a beleza do acontecimento por completo.

"Esta é a combinação de uma boa parte dessas fotos para enfatizar as cores da coroa [da Lua] e dos minerais lunares", explicou na legenda o fotógrafo, que é vencedor de quarenta prêmios nacionais e internacionais de fotografia.

Como acontece um arco-íris lunar?

Os arco-íris lunares como o da noite de Parma ocorrem de modo similar aos arco-íris "normais", que aparecem de dia: ambos acontecem graças a uma propriedade óptica chamada de refração da luz.

Ela começa quando a luz do Sol refletida pela Lua é refratada por gotas de chuva ou névoa na atmosfera. Dessa maneira, a luz é dispersa e se divide em diferentes cores, criando esse espetáculo frequente, ainda que difícil de ser observado.

Por quê é difícil enxergar o fenômeno?

De acordo com o site Popular Science, para se testemunhar um arco-íris lunar é necessário estar em um local sem poluição luminosa e com condições atmosféricas próprias para a observação do céu noturno.

Porém, o principal problema para enxergar esse fenômeno é que a luz dele geralmente é muito fraca para "excitar os receptores de cores do cone nos olhos humanos", segundo a NASA (agência espacial norte-americana).

Assim, fica difícil "discernir as colorações", já que muitas vezes o arco-íris lunar parece ser branco.